Trabalhe a musculatura para estabilização vertebral




https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhs2ez6uAtuA9YxrmgWNlRH4Qaxq-QScyzhSLRBw8ptXPkesKF-9j-apwHBY1L55ymP9KBU62LjcaD-fDLDkQAD4b-REqxaKCkz0l2cTA6h_B4n6FNJ7qlOUd-4x0GNlym9_MUv0Y2TxLg/s1600/Musculos+do+Core+eLIS.jpg


Tendo em vista o grande número de pacientes queixosos de dor na coluna vertebral e dos sintomas apresentados estarem quase sempre associados à fraqueza da musculatura responsável pela estabilização vertebral e estilo de vida sedentário, é muito importante reforçar a ideia da prática de exercícios específicos e direcionados como recurso preventivo e tratamento dos transtornos clínicos.

A musculatura tem um papel de proteger as estruturas da coluna vertebral, sendo que essa função em muitos casos se encontra comprometida pela hipotonia dos músculos responsáveis pela estabilidade, proveniente do desuso ou uso inadequado dessa musculatura, por posições viciosas e postura inadequada, causando algias. A importância da participação da musculatura abdominal e torácica no suporte da coluna tem sido verificada que 30 a 50% das pressões exercidas sobre os discos lombares e torácicos poderiam ser diminuídas pelo enrijecimento dos músculos estabilizadores abdominais e torácicos. Os músculos abdominais diminuem a tensão de rotação e inclinação e de cisalhamento na coluna lombar, protegendo a medula espinhal lombar (IKEDO e TREVISAN, 1998).

Os movimentos de tronco e a manutenção da postura necessitam de uma ação muscular compatível com a necessidade diária, e os músculos eretores da coluna asseguram o posicionamento correto do tronco. Ainda segundo estudos, indivíduos com problema na região lombar apresentam força reduzida da musculatura e isto se deve ao desuso e o descondicionamento relacionado à dor.

A região lombar tem como função primordial a acomodação de cargas decorrentes do peso corporal, da ação muscular e das forças aplicadas externamente. Esta região deve desempenhar tal objetivo com a característica de ser forte e rígida, especialmente quando permanece sob demanda de carga para manter as relações anatômicas intervertebrais e proteger os elementos neurais. Em contraposição, ela deve ser flexível para permitir o movimento. A capacidade de envolver essas duas funções é adquirida através de mecanismos que garantem a manutenção do alinhamento vertebral. Quando estes mecanismos se encontram em desequilíbrio, é produzida a instabilidade lombar, que terá como principal consequência a dor

A prática de exercícios voltados para a estabilização segmentar é apontada como um dos tratamentos mais eficientes para as disfunções na coluna, isso tanto a longo quanto em curto prazo. Os exercícios propostos por Joshep Pilates têm se mostrado um recursoeficaz e seguem os princípios como contração dos músculos multífidos e transverso do abdômen associados à respiração.

O treinamento dos músculos transverso do abdômen e dos multífidos da lombar, cuja principal função é a de prover estabilidade dinâmica, tem sido apontado como uma intervenção eficaz em diminuir a dor e a incapacidade funcional em pacientes com dor lombar aguda e crônica. A recuperação do músculo multífidos não ocorre espontaneamente após o desaparecimento dos sintomas dolorosos e, sim, com um programa de reabilitação adequado desse músculo.

O transverso do abdômen é o mais importante entre os músculos abdominais na manutenção da estabilidade vertebral. Ele atua para aumentar a pressão intra-abdominal, fornecer estabilização dinâmica contra forças de rotação e translação na coluna lombar e proporcionar eficiência neuromuscular ideal para todo o complexo lombo-pelve-quadril. Os exercícios que envolvem a co-contração da musculatura profunda do tronco, transverso do abdômen e multífidotem por finalidade reduzir a dor e aumentar a capacidade funcional.

Tais achados demonstraram que independente da perda da integridade da estabilização lombar, os subsistemas ativo e neural podem ter um importante papel em promover a estabilidade dinâmica da coluna lombar e assim, melhorar as disfunções e dores da região lombar.

Retirado do artigo


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.