Fisioterapia para dor nos ombros









Tratamento com fisioterapia pode acelerar recuperação da lesão e amenizar os sintomas da dor no ombro.  A síndrome do ombro doloroso inclui qualquer condição sobre o ombro relacionada à dor e causa restrições aparentes na movimentação da pessoa que adquire tal desordem.

Essa síndrome é composta por:

a) Tendinite: Prejuízo doloroso de movimento que causa inflamação do tendão.

b) Luxação: Perda do contato ósseo com presença de laceração do tendão ou não.

c) Ruptura: Trauma grande ou uma série de microtraumas que resultam em movimentos limitados e dores exacerbadas através do movimento. Podem ser totais ou parciais.

d) Bursite: Inflamação da *bursa sinovial responsável pela nutrição da articulação.

As lesões do **manguito rotador constituem causa muito comum de dor no ombro de pessoas com idade acima dos 40 anos e seu diagnóstico nem sempre pode ser estabelecido com facilidade. As dificuldades diagnósticas estão relacionadas com a localização profunda das estruturas que compõem a articulação do ombro.

O quadro clínico de lesões no ombro é baseado em alguns sinais e sintomas como dor que será proporcional ao grau de inflamação do músculo e não ao tamanho da ruptura. Essa piora à noite pelo estiramento das partes moles, pode ser espontânea e aumentar com os movimentos. A dor está presente em todas as fases da lesão.

A dor ocorre com a elevação do braço, mas diminui após 120 graus de elevação. Ouve-se aqueles famosos "clocks" quando se movimenta a articulação. Há também diminuição da força muscular, principalmente ao elevar o braço.

O tratamento é indicado para casos de inflamação da bursa e do tendão. Vários são os métodos de tratamento. Quem irá definir será o fisioterapeuta mediante avaliação de cada caso.

O tratamento pode acelerar a recuperação da lesão e amenizar os sintomas. Normalmente são feitas várias sessões de fisioterapia de acordo com cada caso, que inicialmente têm o objetivo de retirar a dor e conforme esta vai cedendo, trabalha-se a recuperação dos movimentos.

* bursa sinovial: pequena bolsa cheia de líquido (sinóvia) localizada no ponto em que um músculo ou tendão roça num osso

** manguito rotador: complexo composto de 4 músculos

por Juliana Prestes Mancuso
Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.