Fisioterapia Respiratória antes da cirurgia cardíaca








A atenção ao paciente no pré-operatório, de forma a avaliar e orientar o mesmo, é de fundamental importância, pois pode minimizar o tempo de recuperação pós-operatória.

A fisioterapia antes da cirurgia cardíaca evita complicações em pacientes. Todo procedimento de grande porte, em especial feito no coração, tem risco de complicações respiratórias posteriores, como infecção pulmonar e pneumonias.

A fisioterapia respiratória é extremamente importante na prevenção e controle das complicações pulmonares decorrentes do pós-operatório de cirurgia cardíaca e deve ser instituída o mais precocemente possível, à despeito de estudos que contestam sua eficiência.

Mesmo que sejam poucas sessões, a fisioterapia é importante que se faça, pois os exercícios ajudam a fortalecer os músculos pulmonares e preparam o corpo para operação. Comparamos os resultados com a literatura médica e os nossos pacientes tiveram até melhora na qualidade de vida, com mais disposição para a recuperação.

A fisioterapia respiratória é que a técnica pode reduzir o tempo de internação dos pacientes e aliviar custos. Os problemas cardíacos estão entre os que mais exigem procedimentos cirúrgicos e também os que mais causam mortes e debilitações nos brasileiros.


Sem a necessidade de equipamentos especiais, a fisioterapia respiratória é um procedimento de baixo custo e que resultaria em economia com a redução de tempo de internação dos pacientes.

Ainda que o hospital não ofereça, é interessante o paciente se informar sobre a possibilidade de fazer as sessões prévias. A presença de um profissional especializado é fundamental, até para avaliar as condições de cada paciente

Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.