Fisioterapia Respiratória antes da cirurgia cardíaca










A atenção ao paciente no pré-operatório, de forma a avaliar e orientar o mesmo, é de fundamental importância, pois pode minimizar o tempo de recuperação pós-operatória.

A fisioterapia antes da cirurgia cardíaca evita complicações em pacientes. Todo procedimento de grande porte, em especial feito no coração, tem risco de complicações respiratórias posteriores, como infecção pulmonar e pneumonias.

A fisioterapia respiratória é extremamente importante na prevenção e controle das complicações pulmonares decorrentes do pós-operatório de cirurgia cardíaca e deve ser instituída o mais precocemente possível, à despeito de estudos que contestam sua eficiência.

Mesmo que sejam poucas sessões, a fisioterapia é importante que se faça, pois os exercícios ajudam a fortalecer os músculos pulmonares e preparam o corpo para operação. Comparamos os resultados com a literatura médica e os nossos pacientes tiveram até melhora na qualidade de vida, com mais disposição para a recuperação.

A fisioterapia respiratória é que a técnica pode reduzir o tempo de internação dos pacientes e aliviar custos. Os problemas cardíacos estão entre os que mais exigem procedimentos cirúrgicos e também os que mais causam mortes e debilitações nos brasileiros.


Sem a necessidade de equipamentos especiais, a fisioterapia respiratória é um procedimento de baixo custo e que resultaria em economia com a redução de tempo de internação dos pacientes.

Ainda que o hospital não ofereça, é interessante o paciente se informar sobre a possibilidade de fazer as sessões prévias. A presença de um profissional especializado é fundamental, até para avaliar as condições de cada paciente
Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.