Halliwick na Fisioterapia Infantil






É na brincadeira que as crianças reaprendem a andar e a movimentar partes do corpo. Isso sem a preocupação de exercícios forçados e dolorosos.

Com o conceito Halliwick, a fisioterapia infantil ganhou ar de brincadeira e diversão. Não existe mais choradeira ou negação na hora dos exercícios. Eles são tão agradáveis que a criança com problemas de empatia não sente que aquela brincadeira pode devolver-lhe os movimentos perdidos. É na água onde tudo começa: no útero materno não existe força gravitacional e ao nascer o bebê consegue se mover contra a força da gravidade somente após algum tempo, o que indica que a água é meio ideal para se aprender ou reaprender movimentos com maior facilidade.

A hidroterapia pediátrica está indicada nos casos em que haja alterações de coordenação, perda de equilíbrio, perda de movimentos ou de atividades musculares por enfraquecimento ou paralisia, e por contraturas que comprometam o processo de reabilitação. A criança em meio aquático encontra-se em constante situação de estímulo e aprendizagem. Devido à redução de peso corporal provocada pela força do empuxo (flutuação), os movimentos na água se tornam mais fáceis. Sendo assim, é possível realizar movimentos maiores e melhores, muitas vezes impossíveis de serem realizados fora d'água.

O que torna tudo isso possível é a forma como os exercícios são realizados, sempre através de jogos e brincadeiras dentro da água. È muito mais prazeroso para a criança, que já sofre por ter algum problema físico e/ou neurológico, brincar em vez de fazer horas de cansativos exercícios.

Com essa técnica somente o fisioterapeuta tem condições de avaliar cada movimento do paciente e corrigir, sem que a criança perceba, pois a terapia está disfarçada. Os resultados positivos são muito significativos, em relação ao tratamento realizado somente com fisioterapia convencional.

O tratamento é todo feito dentro da água aquecida a uma temperatura de 34º C. Assim, os tecidos mais internos do corpo ficam completamente relaxados, possibilitando um trabalho perfeito, com respostas rápidas obtidas na água. O corpo humano é capaz de movimentos e proezas maravilhosas. A criança que utiliza aparelhos para locomoção pode ter a oportunidade única para desfrutar de total liberdade de movimentos, sentindo-se completamente segura.

O efeito da flutuação, associado ao conceito Halliwick, é elemento valioso na recuperação de paciente, cujos músculos e articulações não suportam seu próprio peso. Os exercícios de transferências do peso e a marcha, devido ao corpo estar parcialmente imerso, são facilitados, tendo em vista que o peso (carga) diminui em até 90%.

O conceito Halliwick trabalha tanto o lado físico quanto o emocional, já que a criança muitas vezes não sabe que é capaz de realizar certas tarefas e com isso sublima suas habilidades. A capacidade de realizar habilidades funcionais mais avançadas e mover-se mais independentemente oferece benefícios psicológicos, incluindo motivação e autoconfiança. A criança tem a possibilidade de explorar ao máximo o seu potencial.

Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.