Qualidade no Atendimento do Paciente de Fisioterapia








Quando um paciente entra em um consultório, a primeira coisa que ele avalia é a higiene e a organização da sala, que já começa na recepção, onde ele tem a primeira impressão do local. E como todos sabem, a primeira impressão é a que fica! Por este motivo, o processo de comunicação com o paciente dever ser contínuo e aperfeiçoado a cada consulta. Para isso é importante que o profissional da área de Saúde conheça alguns procedimentos básicos relacionados à relação médico-paciente.

Primeiro, é fundamental que a recepcionista ou secretária seja bem-treinada e tenha em mente que a pessoa que procura pelo serviço é um cliente mas, antes de tudo, é um paciente. A recepcionista deve entender que os motivos que o levam até ali são referentes a sua saúde e, por isso, devem ser vistos como algo de extrema importância e urgência.

Durante o atendimento, a responsabilidade de atender as expectativas do paciente é totalmente do médico, que deve ser discreto, prestativo, pró-ativo e educado; saber cumprimentar o paciente – um simples aperto de mão é um bom exemplo – é importante. A melhor pergunta a ser feita no primeiro contato é: “Em que posso lhe ajudar?”. Olhar nos olhos do paciente enquanto ele fala pode parecer uma atitude insignificante, mas este gesto demonstra que você está prestando atenção no que a pessoa diz.

Evite perguntas como “O (a) senhor(a) está bem?” Se a pessoa está procurando um fisioterapeuta, provavelmente ela não está se sentindo bem. É uma pergunta redundante e seria melhor colocada de outra forma quando o paciente retorna ao consultório: “Como o(a) senhor(a) está se sentindo após o tratamento (ou o início da medicação)?”.

O paciente, enquanto ser humano, merece atenção e respeito. O paciente, enquanto cliente, merece ter a certeza de que será bem-atendido! E tão importante quanto começar um bom atendimento é fazer com que esta atenção seja mantida durante toda a consulta. Qualquer interrupção durante o atendimento pode se transformar em ruído. Um bom exemplo de atitude que pode transmitir uma imagem negativa para o cliente é o atendimento do celular durante a consulta. Deixar o celular com a secretária para que ela possa filtrar as ligações e recorrer a você apenas quando for estritamente necessário pode ser um bom caminho para evitar problemas na relação com o paciente.
Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.