Utilidade da Drenagem Linfática para o Fisioterapeuta





A drenagem reduz a celulite, atenua problemas circulatórios e varizes. Além de ajudar muito no pré e o pós-operatório de cirurgias plásticas.

O nome pode não parecer muito atraente, mas essa é uma massagem que traz grandes benefícios para mulher. E que vem se transformando em uma ótima opção para quem quer se manter em forma e ativar a circulação. Mas, como é que a drenagem linfática atua no nosso organismo? 

Como é uma massagem técnica e ritmada ela ativa a circulação, elimina toxinas e nutre os tecidos. A drenagem é feita sobre o sistema linfático e os resultados são visíveis em poucas sessões. 

Há dois tipos de drenagem:

Na manual, um profissional especializado trabalha de acordo com as necessidades de cada paciente.

No caso da drenagem mecânica, um aparelho age seqüencialmente, com contrações rítmicas que transportam a linfa para os gânglios. 

Eliminando toxinas e ativando a circulação sanguínea, a drenagem combate a celulite, alivia a dor das varizes e ajuda a reduzir o desconforto do período pré-menstrual – em que normalmente estamos mais inchadas e com dores nas pernas. Segundos os cirurgiões plásticos, a massagem é uma grande aliada no pré e no pós-operatório de cirurgias plásticas de abdômen, lipoaspiração, lipoescultura, mamoplastia ou plásticas faciais. Isso porque ela estimula o organismo a reagir eliminando os líquidos que causam o inchaço e os edemas. 

O resultado é uma recuperação muito mais rápida. Normalmente, o tempo das sessões da drenagem é de trinta e cinco minutos e o ideal fazer a massagem de duas a três vezes por semana. 



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.