A aplicação do Kabat na Fisioterapia Dermato-Funcional




https://ialesspa.files.wordpress.com/2012/01/drenagem-facial-170608.jpg

A primeira vez que lidei com o método kabat na vida foi num estágio que fiz. A fisioterapeuta coordenadora estava atendendo um paciente com paralisia facial e me chamou para ver o atendimento e me explicar como uma terapia manual poderia ajudar na recuperação funcional da face do paciente.

Além do tratamento de paralisia facial, o Kabat está sendo usado, por fisioterapeutas, no tratamento de rejuvenescimento facial e para falar mais sobre isso, usei como base essa entrevista aqui.

O método Kabat, muito utilizado na fisioterapia neurológica e ortopédica desenvolvido para tratar alterações decorrentes da paralisia facial, se tornou um ótimo aliado à estética para fortalecer a musculatura facial e aliviar as temidas rugas.

Como se sabe, o processo de envelhecimento facial é causado não só pela presença de rugas, mas também pela fraqueza muscular que causa flacidez e surgimento de sulcos e depressões na pele principalmente na região das bochechas, papada e pescoço, e aí a importância de cuidados com a musculatura da face que geralmente passa despercebida e ninguém se dá conta que assim como a musculatura do corpo, a do rosto também precisa ser fortalecida.

O Kabat facial faz parte do programa de tratamento para amenização da flacidez e é realizada no consultório de 2 a 3 vezes por semana, após higienização, esfoliação e hidratação da face.

O tratamento é específico para cada grupo muscular e através dele podemos estimular, recrutar e reeducar os músculos da face. Com a realização dos exercícios há uma melhora da circulação sanguínea e incremento da oxigenação e nutrição das células, com consequente alívio da tensão e aumento do metabolismo celular. Mas para que isso aconteça, é preciso realizar exercícios que abrangem toda a musculatura do rosto e do pescoço seguidos por um programa de exercícios, que deverá ser realizado em casa, diariamente.

O Kabat  na estética é mais uma forma dessa terapia atuar na fisioterapia. E mais uma "arma" do fisioterapeuta na dermato-funcional.

Até a próxima.


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.