A aplicação do Kabat na Fisioterapia Dermato-Funcional






https://ialesspa.files.wordpress.com/2012/01/drenagem-facial-170608.jpg

A primeira vez que lidei com o método kabat na vida foi num estágio que fiz. A fisioterapeuta coordenadora estava atendendo um paciente com paralisia facial e me chamou para ver o atendimento e me explicar como uma terapia manual poderia ajudar na recuperação funcional da face do paciente.

Além do tratamento de paralisia facial, o Kabat está sendo usado, por fisioterapeutas, no tratamento de rejuvenescimento facial e para falar mais sobre isso, usei como base essa entrevista aqui.

O método Kabat, muito utilizado na fisioterapia neurológica e ortopédica desenvolvido para tratar alterações decorrentes da paralisia facial, se tornou um ótimo aliado à estética para fortalecer a musculatura facial e aliviar as temidas rugas.

Como se sabe, o processo de envelhecimento facial é causado não só pela presença de rugas, mas também pela fraqueza muscular que causa flacidez e surgimento de sulcos e depressões na pele principalmente na região das bochechas, papada e pescoço, e aí a importância de cuidados com a musculatura da face que geralmente passa despercebida e ninguém se dá conta que assim como a musculatura do corpo, a do rosto também precisa ser fortalecida.

O Kabat facial faz parte do programa de tratamento para amenização da flacidez e é realizada no consultório de 2 a 3 vezes por semana, após higienização, esfoliação e hidratação da face.

O tratamento é específico para cada grupo muscular e através dele podemos estimular, recrutar e reeducar os músculos da face. Com a realização dos exercícios há uma melhora da circulação sanguínea e incremento da oxigenação e nutrição das células, com consequente alívio da tensão e aumento do metabolismo celular. Mas para que isso aconteça, é preciso realizar exercícios que abrangem toda a musculatura do rosto e do pescoço seguidos por um programa de exercícios, que deverá ser realizado em casa, diariamente.

O Kabat  na estética é mais uma forma dessa terapia atuar na fisioterapia. E mais uma "arma" do fisioterapeuta na dermato-funcional.

Até a próxima.

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.