Fisioterapeuta precisa saber aplicar bandagem funcional?







http://maniadesaude.com.br/system/posts/619/images/post_show/bandagem-terapeutica-x-lombaro_3.jpg?1418869974

A bandagem está sendo usada, cada vez mais por pessoas que querem aumentar o seu desempenho, seja no campo esportivo ou se livrar de dores incomodas no seu cotidiano.  Então, para  fisioterapeuta, o uso da bandagem é mais um recurso que pode ser utilizado na prática profissional.

Não é novidade que os atletas procuram sempre inovações para melhorar o desempenho, a saúde e o bem estar durante os treinos e provas. A bandagem tem como propósito melhorar a função muscular, auxiliar na estabilização sem perda da função articular, controlar a postura, acelerando o retorno as atividades esportivas, além de aliviar a dor. Alguns atletas a usam nos treinamentos, visando poupar o ligamento ou a musculatura e, no dia da prova, para economizar o músculo e evitar possíveis dores.

O mecanismo de ação da bandagem se baseia no envio constante e duradouro de estímulos sensoriais e mecânicos a diversos receptores encontrados na epiderme, derme e outros tecidos sensoriais, como o próprio músculo. O tratamento auxilia a circulação linfática e com isso, além de aliviar a dor, ele também ajuda a reduzir edemas, a gerar maior estabilidade articular e a melhorar a contração muscular.

Dentro da fisioterapia, além da área esportiva, este recurso terapêutico tem sido bastante nas áreas: geriátrica, pediátrica, reumatológica, neurológica, fisiátrica, entre outras.

Essa prática traz grande alívio nas seguintes situações: lombalgias, torcicolos, tendinites, entorses, contratura muscular, paralisia facial, artrose, artrite, fascite plantar, hérnia de disco, linfedemas e estiramentos.

É importante deixar claro que a bandagem terapêutica não é um tratamento, é mais um instrumento da fisioterapia que pode ser utilizado em uma ação preventiva ou curativa, mas que não faz milagres. Porém, para o profissional de Fisioterapia, é muito importante ter mais esse recurso no tratamento dos seus pacientes.

E é pensando nisso que vou te dar uma boa dica. O curso completo online de Aplicação de Bandagens Muscular Funcional para Fisioterapeutas e Profissionais da área da saúde. Ele contém 14 módulos que vão desde a parte teórica até a execução completa de todos os membros. Contém 4 webnários como bônus + 1 hora de tira dúvidas presencial.


É um curso de METODOLOGIA INOVADORA com abordagem diferenciada de todos os curso da técnica de bandagem existente no mercado. E isso se dar, por incluir na metodologia do curso, ideias de cadeias musculares, globalidade da Osteopatia e estabilização segmentar e global... fazendo de nossa metodologia com as Bandagens uma maneira ÚNICA no segmento.


Quem é Jullius Queiroz, o professor do curso?

Como FISIOTERAPEUTA, graduado pela UNIFOR - Universidade de Fortaleza, Especialização em Osteopatia, Formação em RPG – Souchard, Pilates Contemporâneo, Quiropraxia, Acupuntura, Terapia Neural, Socorrista.

A bandagem funcional é uma bandagem terapêutica adesiva, utilizada para auxiliar a reabilitação física em geral.

Não perca essa ótima chance de atualização profissional


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.