"Otonamaki": a técnica japonesa de se embrulhar em trouxas






Pode traduzir-se como qualquer como "empacotamento de adultos" e é para levar à letra: esta nova tendência popular no Japão implica embrulhar as pessoas num pano, formando uma trouxa. Cada sessão desta terapia dura cerca de 20 minutos e promete tratar probemas de postura e falta de flexibilidade. O embrulho é feito com um tecido branco, respirável.

Na sua origem está a técnica semelhante usada em bebés, o "ohinamaki", para ajudar o seu desenvolvimento físico.

A BBC cita Orie Matsuo, da Kyoko Proportion, uma das várias empresas japonesas que oferece este serviço, para explicar que na base da técnica está a intenção de mostrar aos adultos que a técnica não faz os bebés sentirem-se claustrofóbicos. "Pensámos que se os adultos fossem embrulhados como eles, poderiam ver como é bom", afirma a terapeuta.

A teoria é que ao aproximar os seus ombros e pernas, o seu corpo é endireitado e acaba a dor nas costas, região lombar e na articulação do quadril.

No Twitter multiplicam-se as imagens de sessões de Otonamaki, com as opiniões a dividirem-se: Enquanto alguns utilizadores garantem que a técnica resulta, outros comentam que a terapia parece "bizarra" ou "saída de um filme de terror".

Entre os profissionais, a técnica também não e consensual e o fisioterapeuta Visvanathan Ravi, Clínica de Fisioterapia Hallmark, em Singapura, comentou à BBC que o modo como os pacientes são embrulhados "pode levar ao desgaste muscular a longo prazo".


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.