Header Ads


Fáscia Muscular e o Movimento







Fáscia Muscular é uma lâmina de tecido conjuntivo que envolve cada músculo. A espessura de uma fáscia varia de músculo para músculo dependendo de sua função. 

Elas envolvem e dão forma aos músculos, preenchem os espaços e dão unidade à estrutura, ao mesmo tempo em que criam as condições necessárias a que cada segmento do corpo funcione de maneira adequada e em cooperação mútua
Quando a fáscia é muito espessa elas contribuem para prender o músculo ao osso.

As fáscias têm algumas funções como, servir de bainha elástica de contenção para exercer tração durante a contração, permitir fácil deslizamento muscular entre si e separar grupos em compartimentos musculares, através de sua espessura e seu prolongamento que termina se fixando em ossos, chamados de septos intermusculares.

Os músculos esqueléticos atuam por meio de contrações. A contração do ventre muscular produz um trabalho mecânico, representado pelo deslocamento de um segmento do corpo.

Ao contrair o ventre muscular (que é o músculo propriamente dito), há um encurtamento do comprimento do músculo (aproximação do sarcômero) e consequente deslocamento do segmento ósseo.

Já os tendões se prendem em pelo menos dois ossos para que o músculo possa cruzar a articulação. A fáscia é sensível a todos os movimentos, inclusive músculos isolados como o clássico treino de pernas ou braços. O movimento afeta todo o corpo devido às ligações da rede fascial por todo o corpo. Por exemplo, se a secretária está sentada trabalhando junto ao computador, provavelmente "usando" a fáscia da zona lombar e está a "puxar" a bexiga.

Falando de exercício, é importante fazer a análise do potencial do músculo  pela qualidade da fáscia que o rodeia. O movimento vai ser absorvido pela fáscia. Repare, por exemplo, num salto de um gato; não é apenas muscular. É a fáscia que recua e cria uma tensão "tipo mola" que impulsiona o gato para cima.

A compreensão da fáscia nos tempos mais recentes veio revolucionar a forma (correta) como fazemos exercício, como os cirurgiões realizam as cirurgias, como os atletas treinam e na forma de abordar e contornar a dor.

Voltarei a falar mais sobre o assunto. Por enquanto, indico esse ótimo curso online sobre Fáscia para você mergulhar nos estudos desse tema ue é muito importante para os fisioterapeutas.

Você não pode perder:

Atualizações em Reabilitação Cardiopulmonar
eBook de Fisioterapia Hospitalar Completo
Drive Virtual de Fisioterapia

Tecnologia do Blogger.