Header Ads


Saiba mais sobre o BIPAP








BIPAP é o nome comercial de um aparelho que acabou por se consagrar como uma aparato padrão que fornece uma modalidade ventilatória pressórica que permite ajuste de pressão positiva durante a inspiração e a expiração de forma independente: uma pressão inspiratória positiva constante (IPAP) que auxilia a ventilação do paciente e uma pressão positiva expiratória constante (EPAP), fazendo que o paciente tenha um suporte pressórico variável nas duas fases do ciclo respiratório.

O BIPAP possui um ramo único, com uma válvula de escape próximo à máscara, onde o fluxo de ar se desloca para a atmosfera por diferencial de pressão. Quando o IPAP é liberado, este se desloca em direção ao sistema respiratório do paciente, pressurizando-o, reduzindo gradativamente o diferencial de pressão entre as vias aéreas e o IPAP constante enviado pelo aparelho. A consequente queda do fluxo no sistema é a forma mais comum de ciclagem.

O EPAP ajustado em níveis inferiores ao IPAP cria um diferencial de pressão do paciente para o aparelho. Como o aparelho envia o fluxo continuamente, o orifício expiratório serve de escape ao fluxo, garantindo, na fase expiratória, um nível pressórico constante nas vias aéreas do paciente, ajustado pelo nível de EPAP. A variação criada entre os valores de IPAP e o EPAP é a variação de suporte oferecida ao paciente para vencer seus componentes resistivos e elásticos.

O uso do BIPAP, além de alterar pelo EPAP os níveis de capacidade residual funcional, é possível alterar o volume corrente e consequentemente o volume minuto e os níveis de CO2. Este tipo de ventilação pode ser indicado tanto para pacientes com quadros isolados de hipoxemia (atelectasia ou edema agudo de pulmão) como para aqueles que apresentem redução da ventilação alveolar minuto.

A Fisioterapia Hospitalar tem várias formas de atuação e o BIPAP é um deles. Para saber mais sobre essa área de atuação da Fisioterapia e ter um GUIA COMPLETO falando sobre vários aspectos, clique aqui e conheça o Ebook de Fisioterapia Hospitalar Completo.

Você não pode perder:

Atualizações em Reabilitação Cardiopulmonar
eBook de Fisioterapia Hospitalar Completo
Drive Virtual de Fisioterapia

Tecnologia do Blogger.