Testes ortopédicos para Articulação Temporomandibular








A articulação temporomandibular (ATM) é a estrutura que conecta a mandíbula aos ossos temporais do crânio. A desordem da articulação temporomandibular, mais conhecida como DTM, ocorre quando existem problemas com os músculos e com a mandíbula no rosto.

Alguns testes para ver se a  ATM tem algum problema.
 
Teste de Chovstek – Reflexo Mandibular

Disfunções de Atm.
Dor miogênica: desconforto e dor nos músculos da mastigação, podendo atingir até o músculo do pescoço e ombro.
Desarranjos internos da ATM: Significa que existe um disco articular deslocado ou mal posicionado, ou mesmo lesão da articulação.
Doença degenerativa da ATM: como osteoertrite ou artite reumatóide da ATM.
Testes Especiais de Ombro

Teste de Apley
Serve para verificar a mobilidade ativa do paciente. Este teste é dividido em dois momentos: paciente deverá tocar o ângulo superior da escápula oposta passando o braço por cima da cabeça e depois deverá tocar o ângulo inferior da escápula oposta passando o braço pelas costas. Caso o paciente sinta dor no ombro o teste é positivo para tendinite no tendão do supraespinal.

Teste de Apreensão
O terapeuta posiciona o paciente em supino com o ombro abduzido a 90º e lentamente roda externamente o ombro do paciente. A presença de dor só por si pode não ser sinal de instabilidade. Para o teste ser considerado positivo, tem de estar associada a uma reação de apreensão ou alarme na face do paciente e a resistência do paciente em permitir a progressão da rotação externa. O paciente também pode afirmar que a sensação experimentada é a que ele sentiu quando o ombro foi luxado anteriormente. O teste de apreensão coloca a cabeça umeral em uma posição de subluxação eminente, assim o paciente reconhece o padrão de instabilidade e reage com medo (apreensão). Este teste quando positivo é entendido como uma instabilidade anterior da gleno-umeral. Este mesmo teste pode ser realizado com o paciente sentado.

Teste de Rockwood
Paciente flete o cotovelo faz uma rotação externa a 45º, faz a rotação externa a 90º e a rotação externa a 120º, este teste é considerado positivo se o paciente sentir dor á partir de 90º de rotação de úmero, sugere luxação ou sub-luxação com uma instabilidade anterior.

Teste Deslizamento Acromioclavicular
Para avaliar se a dor é na articulação acromioclavicular, paciente sentado com o braço relaxado ao lado do corpo. O terapeuta com uma mão na parte anterior da articulação e outra mão na parte posterior do ombro, irá comprimir a clavícula e a espinha da escápula com as palmas das mãos, positivo para dor ou movimento anormal.

Teste de Flexão Cruzada
Teste para articulação acromioclavicular, o terapeuta irá posicionar o braço do paciente á 90º abduzido e irá aduzindo sobre o corpo, palpando a articulação acromioclavicular com uma mão, enquanto faz a adução (flexão cruzada) com a outra mão, positivo para dor na articulação.

Teste de Yergason
Paciente sentado com o cotovelo fletido e antebraço pronado. Com uma mão o terapeuta palpa o sulco biciptal e com a outra no punho oferece resistência ao movimento de supinação e rotação externa. A supinação resistida do antebraço e a rotação externa do ombro tencionam o tendão biciptal. Dor à palpação no tendão indica inflamação e se o tendão "saltar" para fora do sulco biciptal, então pode ser o sulco biciptal raso ou rompimento do ligamento umeral transverso.

Teste de Speed
 Teste para tendinite ou ruptura parcial do tendão do bíceps braquial, paciente sentado com flexão do ombro a 90º e braço estendido e supinado, o terapeuta aplica resistência com uma das mãos na direção contraria (extensão e pronação) e palpa o tendão da cabeça longa do bíceps com a outra mão, positivo se houver dor no tendão da cabeça longa do bíceps.

Para o fisioterapeuta que lida com essa especialidade, recomendo o mini-curso de Fisioterapia na ATM. E para saber mais de Testes Ortopédicos, recomendo o Guia de Testes Ortopédicos em e-book.

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.