Cuidados na prática do Treinamento Funcional e do Cross Fit




Fisioterapia Ilustrações, Vetores E Clipart De Stock – (965 Stock  Illustrations)

O treinamento funcional se baseia nos movimentos naturais do ser humano, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar. O praticante ganho força, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento, resistência e agilidade. O crossfit é um programa de treinamento de força e condicionamento físico geral baseado em movimentos funcionais, feitos em alta intensidade e constantemente variados.


Para praticar o crossfit e o treino funcional não existe impedimento de idade, porém é de extrema importância regular a intensidade desse treino, principalmente com o público infantil. Deve-se observar a capacidade de realização dos movimentos e sustentação de cargas ao limite da criança, já que treinos excessivamente exagerados podem interferir no crescimento e provocar, inclusive, um remodelamento cardiovascular, hormonal e muscular indevidos nas crianças.

Clique aqui para ter mais de 100 exercícios de Treinamento Funcional

Quando o público adulto entra em questão, um dos erros mais frequentes entre os praticantes destas atividades, que pode vir a causar sérias lesões, é o exagero na carga utilizada. Iniciantes ou avançados devem seguir o programa de progressões de cargas, conforme orientação. Os métodos de treinamento de força consistem em programas sequenciados onde se trabalha com progressões a longo prazo.
Para evitar qualquer episódio de fratura ou lesão é importante avaliar a estrutura do atleta, restrições capsulares, atrofias musculares e se já existe um preparo físico adequado para arriscar exercícios mais intensos. O problema não está na prática de esportes, ele está todo no exagero, no exercício feito inadequadamente, na falta de conhecimento do próprio corpo e no desespero em busca de resultados estéticos.

O  cross fit exige muita estabilidade das articulações e potência nos movimentos. É uma ótima forma de fortalecimento, porém deve sempre ser feito respeitando os limites do corpo (como qualquer atividade), para minimizar os riscos de lesões. forma integrada.

A prática de crossfit e do treino funcional pode trazer inúmeros benefícios, desde que os limites do corpo sejam respeitados. Para tal, é indispensável a supervisão profissional durante a realização das atividades.


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.