Método Busquet alivia a dor na coluna e ajuda a corrigir a postura




Fisioterapia Ilustrações, Vetores E Clipart De Stock – (965 Stock  Illustrations)

Não é novidade que a postura incorreta é um mal que atinge a maioria das pessoas, de crianças a adultos, que tem como sinal de alerta a dor, isso quando o corpo já não suporta mais compensar tanto esforço.

O método Busquet, desenvolvido pelo fisioterapeuta francês Leopold Busquet, permite adequar ao paciente um tratamento personalizado, eliminando as zonas de tensão das cadeias fisiológicas. O método usa a terapia manual. Uma combinação de técnicas de massagens e alongamentos leves e progressivos sem que haja dor. Todos os movimentos são direcionados conforme a necessidade do paciente, seja ela terapêutica, preventiva ou relaxante. E sem contraindicação.

Conteúdo para estudo em Terapias Manuais

Antes de iniciar o tratamento, há uma avaliação das sete cadeias musculares: estática, de flexão, de extensão, cadeia de abertura e de fechamento, visceral e neurovascular. O tratamento postural das cadeias musculares visa relaxar as tensões musculares, articulares, viscerais, cranianas, que são a base das compensações, disfunções e das deformações. Quando elas estão livres e equilibradas a estática é ótima, o movimento é fácil e a fisiologia está sendo respeitada.

O tratamento das cadeias musculares interessa a pessoas lesionadas, sedentárias, crianças e atletas amadores e de alto rendimento.  O método é indicado para dores musculares, crônicas, de cabeça, fibromialgias, contraturas, estiramentos, tendinites, entre outros. A técnica reduz e elimina as sobrecargas corporais acumuladas em nosso dia a dia, produz relaxamento corporal, diminui o estresse e trata as lesões.

A busca da postura correta é difícil, mas necessária. As pessoas sentam errado e tudo é para frente, seja para usar o computador, pegar uma revista, um copo. Chamamos de postura em flexão e isso gera alterações. É física: um lado puxa, o outro abre mão de algo e compensa durante certo tempo sem dor ou lesão aguda.

O mais interessante desse trabalho postural é que acompanhamos a evolução do indivíduo sessão a sessão por fotos, e já na primeira temos um ganho real de 30% a 40% de mudança de centro de gravidade, de alterações musculoesqueléticas, gerando um conforto e um enorme relaxamento das tensões musculares.

A maioria das pessoas sofre de algum desequilíbrio, seja de diferença de membros inferiores (pessoas com uma perna um pouco maior do que a outra) ou mesmo da circunferência muscular, volume do músculo devido a uma fratura, que gera uma atrofia ou um desequilíbrio no músculo.Ter um método, como o Busquet, que traz o equilíbrio é uma excelente forma de tratamento.


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.