Método Busquet alivia a dor na coluna e ajuda a corrigir a postura






http://www.classcentrointegrado.com.br/static_img/3651201/resize-500x332_terapia-manual-2.jpg

Não é novidade que a postura incorreta é um mal que atinge a maioria das pessoas, de crianças a adultos, que tem como sinal de alerta a dor, isso quando o corpo já não suporta mais compensar tanto esforço.

O método Busquet, desenvolvido pelo fisioterapeuta francês Leopold Busquet, permite adequar ao paciente um tratamento personalizado, eliminando as zonas de tensão das cadeias fisiológicas. O método usa a terapia manual. Uma combinação de técnicas de massagens e alongamentos leves e progressivos sem que haja dor. Todos os movimentos são direcionados conforme a necessidade do paciente, seja ela terapêutica, preventiva ou relaxante. E sem contraindicação.

Conteúdo para estudo em Terapias Manuais

Antes de iniciar o tratamento, há uma avaliação das sete cadeias musculares: estática, de flexão, de extensão, cadeia de abertura e de fechamento, visceral e neurovascular. O tratamento postural das cadeias musculares visa relaxar as tensões musculares, articulares, viscerais, cranianas, que são a base das compensações, disfunções e das deformações. Quando elas estão livres e equilibradas a estática é ótima, o movimento é fácil e a fisiologia está sendo respeitada.

O tratamento das cadeias musculares interessa a pessoas lesionadas, sedentárias, crianças e atletas amadores e de alto rendimento.  O método é indicado para dores musculares, crônicas, de cabeça, fibromialgias, contraturas, estiramentos, tendinites, entre outros. A técnica reduz e elimina as sobrecargas corporais acumuladas em nosso dia a dia, produz relaxamento corporal, diminui o estresse e trata as lesões.

A busca da postura correta é difícil, mas necessária. As pessoas sentam errado e tudo é para frente, seja para usar o computador, pegar uma revista, um copo. Chamamos de postura em flexão e isso gera alterações. É física: um lado puxa, o outro abre mão de algo e compensa durante certo tempo sem dor ou lesão aguda.

O mais interessante desse trabalho postural é que acompanhamos a evolução do indivíduo sessão a sessão por fotos, e já na primeira temos um ganho real de 30% a 40% de mudança de centro de gravidade, de alterações musculoesqueléticas, gerando um conforto e um enorme relaxamento das tensões musculares.

A maioria das pessoas sofre de algum desequilíbrio, seja de diferença de membros inferiores (pessoas com uma perna um pouco maior do que a outra) ou mesmo da circunferência muscular, volume do músculo devido a uma fratura, que gera uma atrofia ou um desequilíbrio no músculo.Ter um método, como o Busquet, que traz o equilíbrio é uma excelente forma de tratamento.

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.