Bronquite e Asma: saiba as diferenças!






A asma e a bronquite crônica possuem sintomas muito parecidos: tosse, chiado no peito, produção exagerada de muco e fechamento dos brônquios.

A asma é uma inflamação em toda a via aérea respiratória. Essa inflamação é desencadeada por bichinhos chamados ácaros e também pólens, que podem fazer com que a pessoa tenha falta de ar, tosse e chiado no peito. As crises de asma normalmente surgem e desaparecem. Só os pacientes com asma grave têm sintomas contínuos.

Já a Bronquite é geralmente causada por vírus. A doença costuma estar acompanhada de uma outra infecção viral respiratória, como gripes e resfriados. No início, ela afeta o nariz, a garganta e, depois, se espalha para os pulmões. Às vezes, pode-se contrair uma infecção bacteriana secundária nas vias respiratórias. Isso significa que uma bactéria infectou essas vias, além do vírus.

Existem dois tipos de bronquite: a crônica, causada pela exposição constante a substâncias irritantes, como fumaça de cigarro ou outros produtos químicos, falta de ar, tosse com secreção, conhecida como pigarro. Pode evoluir para o enfisema pulmonar, que afeta também os alvéolos, caso a exposição à fumaça não seja interrompida.

Já a aguda é a inflamação dos brônquios ocasionada por um vírus ou por uma bactéria. Dura apenas alguns dias e desaparece após o tratamento correto. É justamente essa que muitas pessoas confundem com as crises de asma.

É importante esclarecer que, de acordo com a Sociedade de Pediatria de São Paulo, a Bronquite é um termo genérico que significa apenas inflamação nos brônquios, que são os canais que levam o ar até os pulmões. Existem várias causas de bronquite, como o fumo, infecções e processos alérgicos. A "famosa" bronquite alérgica ou bronquite asmática, que é a causa mais importante nas crianças, é a mesma coisa que asma e esse é o termo mais correto de se usar atualmente.

Então, esqueça a teoria que bronquite e asma são iguais. É muito comum os leigos confundirem as patologias e até falarem em bronquite asmática, termo inexistente na medicina. A confusão acontece porque ambas acometem as vias respiratórias dos pulmões e provocam sintomas semelhantes como tosse, falta de ar e chiado no peito.

A realização de sessões de fisioterapia auxiliam no aumento da capacidade respiratória e também da eliminação de secreções. Técnicas manuais e exercícios que trabalham a respiração são aplicados para favorecer a expectoração, facilitar a respiração e melhorar, inclusive, o estado pulmonar do paciente.


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.