Fisioterapia no tratamento de Doenças Respiratórias




  O que são Doenças Pulmonares? - Dr Ramiro Sienra - Pneumologista São José  dos Campos

É durante o outono e o inverno que doenças típicas costumam aparecer. Gripes, resfriados, chiado no peito, rouquidão, bronquite e pneumonia são algumas das doenças que acometem a população. Preocupante em adultos, as doenças respiratórias em crianças exigem cuidados redobrados.

E é neste período, que bebês e crianças de até 02 anos de idade contraem a bronquiolite, uma infecção responsável por inchar e acumular muco nos bronquíolos. Como nos primeiros anos de vida o sistema imunológico ainda não está totalmente desenvolvido, bebê e prematuros são os mais vulneráveis. Contagiosa, o vírus sincicial respiratório, causador da infecção é contraído da mesma maneira que se contrai uma gripe, através do ar, e os principais sintomas podem ser resumidos em: tosse, febre, vômitos, dificuldade para respirar com chiado no peito e falta de ar.

Como as crianças e bebês possuem maior dificuldade para liberar as secreções acumuladas, a Fisioterapia Respiratória é um tratamento eficaz. Utilizando manobras de higiene brônquica (tapotagem), com o objetivo promover o movimento e deslocamento das secreções e facilitar a eliminação do muco pelo organismo, aliada as técnicas de reexpansão pulmonar, melhorando a oxigenação do ar e evitando o desconforto respiratório.

Mas quando a bronquiolite atinge bebês que ainda não conseguem expectorar, se faz necessário o uso do aspirador endotraqueal, para que as secreções sejam sugadas, através deste equipamento, por via nasal e/ou oral. Em casos mais graves, é preciso introduzir uma sonda até a traqueia do paciente para retirar o excesso de secreção, evitando possíveis crises pulmonares e trazendo de volta uma respiração tranquila.

Além disso, o RPG – Reeducação Postural Global – é uma ótima saída para quem quer se livrar dos problemas respiratórios. Com o RPG, são aplicados exercícios posturais e de alongamento, que promovem o fortalecimento muscular, e que trazem benefícios para tensões que causam dores ao paciente.

A técnica realizada pelo RPG tem como objetivo corrigir os vícios na postura e aliviar diversos tipos de dores e patologias como os causados inclusive por problemas respiratórios, a Reeducação Postural Global busca descobrir quais são os causadores dessas dores para agir na raiz do problema. 


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.