Fisioterapia Dermato-Funcional no fibro edema gelóide







O fibro edema gelóide (FEG), conhecido popularmente como celulite, acomete milhares de mulheres em todo o mundo, causando uma alteração comum na pele, que é manifestado por algumas irregularidades corporal, provocando uma alteração no corpo feminino, em que essas alterações são causadas pelo excesso de tecido adiposo que fica retido no septo fibroso e esteticamente é indesejável.

O fibro edema gelóide é classificado em quatro tipos: duro, flácido, edematoso e misto. O primeiro é considerado a fase inicial da patologia, mas que ainda não pode ser sentido ou visto; no segundo surgem as mudanças estruturais, onde a pele ganha um aspecto de ondulações, que podem ser visíveis e sentidos com a palpação; o terceiro se encontra num estágio um pouco avançado, pois os nódulos são perceptíveis e os sinais bem visíveis, sem a necessidade de palpação, em que a pele é comparada com uma "casca de laranja", tornando-se áspera, com edema em membros inferiores e microvarizes, somados a uma flacidez; no quarto e último tipo, a pele é dura, depressiva, as pernas ficam pesadas, doloridas, com edema e sensação de cansaço, mesmo sem esforço físico.

Portanto, com relação aos agentes etiológicos do FEG, existem alguns fatores que podem influenciar o aparecimento dessa patologia, como a presença de estrogênio, estresse, obesidade, sedentarismo, idade, gravidez, hereditariedade, sexo, fumo, mau hábitos alimentares, entre outros.

A fisioterapia dermato-funcional atua com o intuito de obter excelentes resultados, disponibilizando vários recursos que podem ser utilizados nessa patologia, onde o ultra-som terapêutico vem crescendo esteticamente, pois tem ação de promover um efeito anti-inflamatório, além de aumentar a circulação sanguínea e quando associado a fonoforese, que é a penetração dos fármacos no organismo através da pele, gera efeitos de neovascularização, rearranjo e aumento da extensibilidade das fibras de colágeno.

Um dos fatores que podem está agravando algumas alterações no nosso corpo também é a falta de exercício físico, agrava tanto as alterações vasculares, quanto as das fibras, ambos os fatores concorrem para a deterioração do tecido conjuntivo, que não consegue mais desempenhar suas funções. Por isso, o exercício físico regular e a alimentação adequada podem ajudar o controle de peso e, consequentemente, o aparecimento da celulite.

Então, o incentivo a prática de atividade física faz parte do tratamento para o tratamento da fibro edema gelóide.


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.