Fisioterapia Dermato-Funcional no fibro edema gelóide









O fibro edema gelóide (FEG), conhecido popularmente como celulite, acomete milhares de mulheres em todo o mundo, causando uma alteração comum na pele, que é manifestado por algumas irregularidades corporal, provocando uma alteração no corpo feminino, em que essas alterações são causadas pelo excesso de tecido adiposo que fica retido no septo fibroso e esteticamente é indesejável.

O fibro edema gelóide é classificado em quatro tipos: duro, flácido, edematoso e misto. O primeiro é considerado a fase inicial da patologia, mas que ainda não pode ser sentido ou visto; no segundo surgem as mudanças estruturais, onde a pele ganha um aspecto de ondulações, que podem ser visíveis e sentidos com a palpação; o terceiro se encontra num estágio um pouco avançado, pois os nódulos são perceptíveis e os sinais bem visíveis, sem a necessidade de palpação, em que a pele é comparada com uma "casca de laranja", tornando-se áspera, com edema em membros inferiores e microvarizes, somados a uma flacidez; no quarto e último tipo, a pele é dura, depressiva, as pernas ficam pesadas, doloridas, com edema e sensação de cansaço, mesmo sem esforço físico.

Portanto, com relação aos agentes etiológicos do FEG, existem alguns fatores que podem influenciar o aparecimento dessa patologia, como a presença de estrogênio, estresse, obesidade, sedentarismo, idade, gravidez, hereditariedade, sexo, fumo, mau hábitos alimentares, entre outros.

A fisioterapia dermato-funcional atua com o intuito de obter excelentes resultados, disponibilizando vários recursos que podem ser utilizados nessa patologia, onde o ultra-som terapêutico vem crescendo esteticamente, pois tem ação de promover um efeito anti-inflamatório, além de aumentar a circulação sanguínea e quando associado a fonoforese, que é a penetração dos fármacos no organismo através da pele, gera efeitos de neovascularização, rearranjo e aumento da extensibilidade das fibras de colágeno.

Um dos fatores que podem está agravando algumas alterações no nosso corpo também é a falta de exercício físico, agrava tanto as alterações vasculares, quanto as das fibras, ambos os fatores concorrem para a deterioração do tecido conjuntivo, que não consegue mais desempenhar suas funções. Por isso, o exercício físico regular e a alimentação adequada podem ajudar o controle de peso e, consequentemente, o aparecimento da celulite.

Então, o incentivo a prática de atividade física faz parte do tratamento para o tratamento da fibro edema gelóide.

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.