Sistema Locomotor e a Fisioterapia






O sistema locomotor é formado pela combinação de três sistemas, que atuam juntos para garantir uma grande quantidade de movimentos: o sistema muscular, o sistema articular e o sistema esquelético. Sem esses sistemas seria impossível nos alimentar, ir para novos ambientes, reproduzir, entre diversas outras funções importantes.

Curso de Anatomia do Sistema Locomotor

O sistema muscular é formado por músculos, estruturas compostas por tecidos musculares. A principal característica desses tecidos é a capacidade de contração, que pode ser voluntária ou involuntária dependendo do tipo em questão. Existem três tipos de tecido muscular: o estriado esquelético, o estriado cardíaco e o não estriado.

O tecido muscular esquelético está ligado aos ossos pelo sistema articular e só se contrai após estímulos desencadeados por terminações nervosas ligadas a cada fibra muscular. A fibra muscular, também chamada de miócito, é a unidade fundamental do músculo esquelético e é uma estrutura alongada formada por miofibrilas.

A contração muscular permite que os músculos tracionem os ossos ao qual estão conectados, permitindo assim a movimentação. Essa relação entre os músculos e os ossos podem ser comparados aos sistemas de alavancas e geralmente ocorre em decorrência da contração de um músculo e o relaxamento de outro (antagonismo muscular).

O sistema articular reúne todas as articulações que estão quase em contato com a superfície dos ossos.capacitam que partes do corpo se movimentem em resposta à contração muscular. Embora apresentem consideráveis variações entre elas, as articulações possuem certos aspectos estruturais e funcionais em comum que permitem classificá-las em três grandes grupos: fibrosas (sinartrose), cartilaginosas (anfiartrose) e sinoviais (diartrose).



O sistema esquelético é formado por um conjunto de ossos e estruturas cartilaginosas que formam o chamado esqueleto. Além de atuar na locomoção, o esqueleto ajuda na proteção do nossos órgãos internos, sustenta nossos músculos, produz células sanguíneas e atua como reserva de cálcio.

Os ossos do esqueleto estão em íntimo contato com regiões chamadas de articulações ósseas. Essas articulações podem ser móveis ou não. As móveis permitem a movimentação de um osso em relação ao outro, diferentemente das imóveis, que não permitem tais movimentos.


O esqueleto pode ser dividido em duas porções principais: o esqueleto axial e o apendicular. O esqueleto axial é composto pelos ossos do crânio, caixa torácica e coluna vertebral. Já o esqueleto apendicular é formado pelos ossos dos membros superiores e inferiores.

Para o profissional que trabalha com o movimento é MUITO importante saber a anatomia desses três sistemas e todas as suas características. O Box 2.0 de anatomia te ajudará nisso com certeza. é um curso online com um professor renomado que mostra todas essas estruturas, dissecadas.

Vale destacar que a atividade física não é importante apenas para o sistema muscular, tendo efeito positivo também sobre os ossos e articulações Sabe-se que as atividades físicas aumentam a massa óssea, entretanto, o mecanismo que explica esse resultado ainda não foi completamente explicado.

 Em todas as ações do fisioterapeuta, esses três sistemas são bastantes utilizados. Saber a anatomia de uma forma completa é importantíssimo para o melhor tratamento do paciente.

Até a próxima!


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.