Liberação Fascial para o exercício na fisioterapia






Há alguns clientes que se queixam de tensões musculares enquanto fazem exercícios na fisioterapia e isso pode ser causado por desequilíbrios musculares. Portanto, a liberação dessas tensões se torna fundamental para o bom progresso do tratamento.

Essa liberação das tensões deve ocorrer tanto nas fases inicias para liberar possíveis tensões da falta de movimento, como nas fases finais para melhorar a tensão do excesso de exercício.

Liberar a tensão muscular e por conseguinte a miofascial (já que fáscia está junto ao músculo) ajuda a resolver problemas de assimetria. É importante ressaltar que se não houver essa liberação de tensão, mesmo que o profissional corrija problemas de movimento, haverá novas compensações e lesões. Além disso, essa liberação trará a melhora do controle motor.

É preciso orientar a maneira adequada como realizar a liberação miofascial para que seus alunos a usem de jeito eficiente. Estudos comprovam que o tempo recomendado é de 5 minutos de auto liberação miofascial para diminuir a densidade do músculo, o modo como o músculo responde aos estímulos aumentando a densidade do tecido conjuntivo. Pode-se pressionar o ponto por mais ou menos um minuto no ponto dolorido. Não deixe que seu aluno pressione o ponto por uns 4 ou 5 minutos de qualquer jeito, oriente para que ele passe o rolinho no local certo e da maneira certa. Outra observação importante é orientar a evitar as articulações durante a liberação miofascial. Se alguém passar o rolo no joelho, por exemplo, ele provavelmente vai se machucar.

A liberação miofascial é um dos melhores trabalhos para tecidos moles que podemos fazer. Locais importantes onde devemos trabalhar a liberação:

1- Glúteo e piriforme
2- Isquiotibiais
3- Gastrocnemios
4- Tensor da Fascia lata
5- Adutores
6- Quadriceps
7- Fascia Toracolombar
8- Dorsais

Não devemos esquecer que a liberação miofascial deve ser feita principalmente em fases iniciais de tratamento, independente da patologia com a qual esteja trabalhando. Ela garantirá que a tensão muscular e pontos gatilhos não se tornem um problema posteriormente.

Acima, eu coloquei que estudos recomendam 4,5 minutos mas algumas fáscias serão mais fáceis de trabalhar em certos pacientes que exercitam mais a região, enquanto em outros os resultados demorarão mais para aparecer. É importante lembrar que quando eu encontrar aquele ponto mais dolorido que é o ponto gatilho. Se o paciente continuar sentindo dor ou incômodos,  precisa liberar mais.

Não use só a liberação miofascial de forma curativa. Mesmo em alunos que não apresentam patologias, ela é importante por ajudar na prevenção de lesões futuras e alívio de dores musculares.


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.