Treinamento Funcional na Reabilitação Funcional





Quando falamos de Reabilitação, estamos falando de corrigir incapacidades e restabelecer função. Nossas capacidades funcionais vão de equilíbrio estático e dinâmico, caminhar, sentar, levantar, agachar, rolar, puxar, segurar, empurrar e etc. Que é o que chamamos de atividades de vida diária (AVDs).
Essas funções podem ser prejudicadas tanto por patologias especificas que levam a dor, limitações de movimentos, fraqueza muscular, disfunções articulares quanto por padrões posturais da coluna, doenças respiratórias e do coração.
O treinamento funcional ganha cada vez mais reconhecimento como uma atividade física saudável e eficiente, mas esse não é seu único fim. O segredo de sua eficiência para tratamento e reabilitação está na correção de movimentos. Muitas patologias e lesões são oriundas de movimentos feitos de maneira errada ou musculaturas disfuncionais. pode ser usado para tratamento de patologias, lesões e outros problemas dos pacientes, isso já mencionei. É importante lembrar também que ele tem foco nos problemas globais.
Mas trabalhar estabilidade e mobilidade não é o suficiente para resolver patologias. Qualquer profissional que use o treinamento funcional terapêutico precisa estar atento a algo importantíssimo que também é um fator causador de problemas: as assimetrias.
Quanto mais assimetrias existentes no corpo, mais compensações acontecerão. Essas compensações levam a disfunções em todo o resto do corpo, levando a lesões, problemas de movimento e possivelmente dor e patologias.
Isso é feito através de exercícios que treinam: força, potência e resistência.
A Reabilitação Funcional visa um tratamento de deficiências ortopédicas, neurológicas e cardiorrespiratórias de forma global, onde os movimentos não são trabalhados de forma isolada; o objetivo é alcançar o maior volume de estímulos tanto de membro superior, quanto inferior; alcançando todas as rotas metabólicas, mais conhecidas como exercícios aeróbicos; condicionando, alongando e fortalecendo de forma progressiva e evoluindo para o trabalho preventivo.
Utilizando acessórios como bolas, elásticos, bozu, alteres cama elástica, corda e bastões; permite a realização de movimentos que se assemelham aos movimentos de AVDs e corrigem limitações, aumentando a performance muscular de forma ativa e trazendo resultados mais rápidos do que a reabilitação convencional.
Exercícios funcionais têm como objetivo corrigir as funções musculaturas e articulares para que os movimentos sejam realizados da maneira correta. O resultado é melhora de problemas do paciente e muitas vezes até a diminuição da dor.
O treinamento funcional é muito mais complexo do que muitos acreditam ser. Porém, é uma excelente "estratégia" para ajudar na Reabilitação Funcional.

Para aplicação do Treinamento Funcional, você precisa conhecer esse guia que traz 100 exercícios de Treinamento Funcional e ensina como a montar  seu treino desta modalidade. Clique aqui e conheça!


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.