As 3 leis das Cadeias Musculares





As Cadeias Musculares baseiam-se em três princípios: equilíbrio, economia e conforto. Quando falamos em cadeias musculares estamos falando de um método terapêutico de correção postural que considera o sistema muscular de forma integrada, organizando os músculos em cadeias musculares.

Se acontecer um encurtamento ou tensão em algum músculo isso pode acarretar um desequilíbrio na postura do indivíduo. Nenhum músculo se move sozinho. Sempre que um deles se contrai gera movimento e acomodação em outros músculos formando um conjunto.

Três Leis regem as cadeias musculares:

- 1ª Lei: "toda tentativa de correção local irá gerar uma compensação a distância";
- 2ª Lei: "toda tentativa de tensionamento de uma cadeia muscular resulta em uma tendência em rotação interna dos membros;
- 3ª Lei: "toda tentativa de tensionamento de uma cadeia muscular leva a uma tendência de bloqueio respiratório em apnéia respiratória".

As cadeias musculares representam circuitos anatómicos através dos quais se propagam forças organizadas do corpo. A técnica permite compreender melhor a lógica das disfunções e a origem das dores e deformidades. Visa libertar bloqueios articulares, aderências, contracturas musculares e encurtamentos neurais. Procura também reequilibrar as tensões internas através de manobras viscerais.
Todos os nossos músculos são indiretamente ligados uns aos outros por forma de cadeias musculares, que são a passagem das linhas de força que percorrem o nosso corpo, fazendo-o reagir de uma extremidade à outra. Toda atividade dentro de uma parte do corpo terá repercussões no corpo todo. É por isso que temos que ter uma atenção especial nas extremidades, que são a expressão das compensações corporais. Desse modo, a modificação da posição delas permitirá buscar uma maior tensão e assegurar as múltiplas variantes aos exercícios.


Seja um profissional completo, com domínio absoluto e pleno de cada caso e com a absoluta certeza que fez as melhores escolhas para o seu cliente.

[3 Cursos] Cadeias Musculares + Avaliação Postural + Bônus Curso Tratamento. Clique aqui e saiba mais


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.