Discussão: Fisioterapia no Tratamento da Hérnia de Disco





O tratamento conservador para Hernia de Disco inclui fisioterapia de apoio com analgesia e relaxamento, principalmente através de exercícios e alongamentos (VIALLE et al., 2010).

Curso de tratamento completo para Hérnia de Disco, utilizando Terapias Manuais

    As condutas para aliviar a dor devem ser aplicadas em uma posição que o paciente considere agradável. A fisioterapia procura descobrir, no início do tratamento, as posições ideais de relaxamento para o atendimento. O próprio paciente já refere, muitas vezes, as posições favoráveis. A fisioterapia começa com as condutas de combate á dor na posição que o mesmo pode ocupar sem sentir dores (MECHTHILD-DÖLKEN, 2008).

    A iontoforese, técnica terapêutica que introduz íons nos tecidos através de corrente elétrica direta, é freqüentemente usada no tratamento de condições inflamatórias músculo-esqueléticas, podendo ser usada para efeitos analgésicos, modificação da cicatriz, cura de feridas, e no tratamento do edema, depósito de cálcio e hiper-hidrose (PRENTICE, 2002).

    No laser, as dosimetrias devem ser revisadas para cada tipo de lesão, relacionando com a profundidade, características teciduais, estágio da lesão e condições fisiológicas dos pacientes, como idade, cor, grau de nutrição e hidratação, assim como o estado físico e imunológico do indivíduo. Diferentes modalidades de lesão podem ser tratadas pelo laser, mas a escolha do comprimento de onda deve ser pautada pelo tipo de processo sob intervenção e os processos de reparação tecidual (ORTIZ et al., 2001).

    Segundo Morningstar (2005), as técnicas manuais são de extrema importância para a eficácia do tratamento da hérnia de disco. A quiropraxia tem como objetivo manter a integridade entre o sistema músculo-esquelético e o fluxo de informação comandado pelo sistema nervoso, tratando a deficiência orgânica cinesiológica com envolvimento neurológico, eliminando as subluxações vertebrais.

    Os quiropráticos afirmam que a quiropraxia avalia e trata a deficiência orgânica das articulações vertebrais, restabelecendo a função, reduzindo a dor e recuperando a integridade do sistema nervoso (MEEKER; HALDEMAN, 2002).

    Briganó e Macedo (2005) fizeram uma comparação entre os efeitos da terapia manual e da cinesioterapia em pacientes com lombalgia e a mobilidade lombar em indivíduos sintomáticos e assintomáticos com diagnóstico clínico de lombalgia crônica, que foram submetidos à avaliação de dor, mobilidade lombar e ao tratamento fisioterápico composto por terapia manual e cinesioterapia. Os autores do estudo concluíram que a cinesioterapia e a terapia manual tem influência significativa na melhora da lombalgia, bem como a mobilidade lombar é diminuída quando comparada a indivíduos assintomáticos.

    Todavia D'Agostin (2007) destacou que o tratamento de hérnia discal com os princípios do método RPG (Reeducação Postural Global) juntamente com mobilização neural, promove melhoras na flexibilidade, na dor, e permite uma maior amplitude de movimento na flexão de tronco e quadril.

    Para Bienfiat (1999), dentre os tratamentos na hérnia discal, a pompagem, manobras que mobilizam as fáscias, se destaca por seus vários efeitos, na circulação, no relaxamento muscular e nas articulações.

    A hidroterapia tem sua relevância devido à ação da gravidade e o impacto sobre as articulações serem reduzidos, sendo priorizados os exercícios de extensão passiva, correção do alinhamento postural, fortalecimento dos músculos abdominais e extensores (BORBA et al., 2010).

    Dos vários tratamentos propostos, Cordeiro (2003), em sua revisão bibliográfica, cita a hidroterapia como o tratamento mais adequado para a hérnia de disco, pois as propriedades físicas da água, principalmente a flutuação, possuem repercussões positivas em relação à hérnia, proporcionando alívio da dor, melhora da postura e mobilidade, normalização dos sinais neurológicos e da qualidade de vida.

    Já estudo de McIlveen; Robertson (1998), com paciente randomizados com lombalgia e lombociatalgia para tratamento hidroterápico em grupo experimental e controle. Apresentou como mais freqüente a degeneração do disco intervertebral e condições degenerativas da coluna. Após 4 semanas, com sessões de 60 minutos 2 vezes por semana, os pacientes do grupo experimental apresentaram melhora significativa da capacidade funcional. Os pacientes do grupo controle apresentaram uma deterioração funcional.

    Outras formas de tratamento podem ser incluídas como a antiginástica, exercícios de alongamento, propriocepção e pompage. A manipulação das facetas articulares posteriores é indicada para o alívio da dor ciática, no caso de acometimento lombar.

    Todavia, a medicina alternativa vem sendo utilizada no tratamento da hérnia discal, que se apresenta de maneira distinta nas diferentes regiões. Existem aspectos que são comuns, como: o enfoque integral da vida; o equilíbrio entre mente, corpo e seu entorno; e a ênfase na saúde em lugar da enfermidade (OMS, 2002).

    Para França; Senna-Fernandes; Cortez (2004), a eficiência da acupuntura cinética (ou cinesioacupuntura) como tratamento em lesões traumato-ortopédicas e músculo-esquelética, resultantes da prática de atividades desportivas. Os resultados são discutidos sob o enfoque do alívio do quadro álgico e potencialização do sistema proprioceptivo muscular, favorecendo a volta mais rápida ao treinamento de sua atividade esportiva.

Veja o artigo completo e Referencias Bibliográficas clicando aqui.

Saiba mais sobre o tratamento completo para Hérnia de Disco, utilizando Terapias Manuais


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.