Sistema Nervoso Periférico: componentes eferentes e aferentes






O sistema nervoso periférico (SNP) está formado por todas as estruturas localizadas fora do sistema nervoso central. Especificamente:

1- Nervos que conectam as partes do corpo e seus receptores com o sistema nervoso central.

2- Gânglios (grupos de corpos de células nervosas) associados aos nervos.

O sistema nervoso periférico inclui 12 pares de nervos cranianos, que se originam do cérebro e do tronco do encéfalo, e que deixam a cavidade do crânio através de forames do crânio, e 31 pares de nervos espinais, que se originam da medula espinal e deixam o canal vertebral através dos forames intervertebrais. Os pares de nervos espinais incluem 8 cervicais, 12 torácicos, 5 lombares, 5 sacrais e 1 nervo coccígeo. O sistema nervoso periférico pode ser funcionalmente dividido em um componente aferente (sensitivo) e um componente eferente (motor).

Box Anatomia Fácil 3.0: Neuro Anatomia 

Componente Aferente

O componente aferente inclui células nervosas sensitivas somáticas, que levam impulsos ao sistema nervoso central a partir de receptores localizados na pele, fáscia, e ao redor das articulações, e células nervosas sensitivas viscerais, que levam impulsos das vísceras do corpo para o sistema nervoso central.

Componente Eferente

O componente eferente está dividido em sistema nervoso somático e sistema nervoso autônomo:

1- O sistema nervoso somático também é denominado sistema nervoso voluntário por que a sua função motora pode ser controlada conscientemente. Ele inclui células nervosas motoras somáticas, que levam impulsos do sistema nervoso central para os músculos estriados esqueléticos. Os impulsos que transitam por essas células, determinam contrações dos músculos estriados esqueléticos. As contrações musculares que são comandadas pelo sistema nervoso somático podem se realizar sob o controle consciente do individuo, ou, nos casos de respostas reflexas, podem ser controladas em nível inconsciente.

2- O sistema nervoso autônomo – ou sistema nervoso involuntário – ao contrário do sistema nervoso somático, está composto por células nervosas motoras viscerais, que transmitem impulsos para músculos cardíaco, liso e glândulas. Os impulsos motores viscerais normalmente não podem ser controlados conscientemente.

O sistema nervoso autônomo pode ser funcionalmente subdividido em parte simpática e parassimpática, os "sistemas" nervosos somáticos e autônomo são na realidade, divisões de um sistema nervoso único. Além disso, embora os neurônios desses sistemas sejam considerados como partes do sistema nervoso periférico, eles estão sob o controle de centros localizados no sistema nervoso central.

Estude e saiba ainda mais sobre NeuroAnatomia com o Box Anatomia Fácil 3.0: Neuro Anatomia


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.