Postura e Avaliação Postural







 

A postura é a capacidade de manter e movimentar as partes corporais de maneira coordenada e confortável, sem perder a funcionalidade dos gestos, sem sobrecarregar o sistema ósteo-articular e sem gerar tensões desnecessárias. Esses aspectos são peculiares a cada indivíduo. Não há como estabelecer um padrão postural. Ou seja, postura é a atitude que o corpo adota em relação ao espaço para manter-se em equilíbrio com um todo.

A postura do ser humano pode ser definida como a posição que nosso corpo adota no espaço, bem como a relação direta de suas partes com a linha do centro de gravidade.

A postura correta como o "alinhamento do corpo com eficiências fisiológicas e biomecânicas máximas, o que minimiza os estresses e as sobrecargas sofridas ao sistema de apoio pelos efeitos da gravidade". Cada indivíduo apresenta características individuais de postura que podem vir a ser influenciada por vários fatores:
  • anomalias congênitas e/ou adquiridas,
  • má postura,
  • obesidade,
  • alimentação inadequada,
  • atividades físicas sem orientação e/ou inadequadas,
  • distúrbios respiratórios,
  • desequilíbrios musculares,
  • frouxidão ligamentar e
  • doenças psicossomáticas.
A postura também pode ter relação com os seguintes aspectos:

Sócio-culturais:

Cada cultura pode adotar diversos hábitos posturais, tais como formas de dormir, lugares onde dormir, formas de caminhar, dançar, sentar.

Psicológicos:
Percepção pessoal em relação ao mundo. Como a pessoa se sente e se porta em relação aos outros e perante certas situações. Estas atitudes geralmente estão associadas à personalidade de cada um.

Biológicos:
São as características biológicas de cada ser humano. Aspectos anatômicos (largura, comprimento e forma dos ossos), fisiológicos (níveis de flexibilidade, força, resistência, etc.), genéticos (diferentes etnias) e biomecânicos (funcionalidade do movimento).

A avaliação postural consiste em determinar e registrar se possível através de fotos, os desvios ou atitudes posturais dos indivíduos, onde o mesmo é inspecionado globalmente, numa visão anterior, posterior e lateral, a fim de observar se existe alguma alteração anatômica, a qual resultará em má postura.
Esta avaliação geralmente é feita com trajes de banho (biquíni e sunga), ou com menos roupa possível (top e short), preferencialmente no primeiro dia, na avaliação física, juntamente com um questionário de ANAMNESE.

Com o indivíduo vestindo roupas apropriadas e em pé, primeiramente é feito a marcação/verificação dos pontos anatômicos.


Vista Lateral:
1. Tornozelo – Articulação calcâneo cuboidéa.
2. Joelho – Epicôndilo lateral do fêmur.
3. Coxo femoral – Trocânter maior.
4. Ombro – Acrômio.
5. Cabeça – Meato auditivo externo.

Vista Anterior:
1. Calcanhares – Linha eqüidistante.
2. Joelhos – Linha eqüidistante aos côndilos mediais.
3. EIAS – Espinhas Ilíacas Antero Superiores.
4. Cicatriz umbilical.
5. Externo.
6. Nariz.

Vista Posterior:
1. Calcanhares – Linha eqüidistante.
2. Joelhos – Linha eqüidistante aos côndilos mediais.
3. Linha Interglútea.
4. EIPS – Espinhas Ilíacas Póstero Superiores.
5. L5 ou L4 – Processo espinhoso.
6. T12 – Processo espinhoso.
7. T8 ou T7 – Processo espinhoso.
8. C7 – Processo espinhoso.

A avaliação postural é o ponto de partida para o fisioterapeuta identificar quais as alterações na postura, e a partir deste ponto poder iniciar sua linha de raciocínio clinico. Hoje a fisioterapia tem diversas modalidades terapêuticas que podem surtir efeito imediato ou no decorrer do tratamento, sendo que posso citar algumas como: Pilates, Manipulações Miofasciais, e Terapias Manipulativas como Osteopatia, Quiropraxia, RPG e outras técnicas.

O objetivo principal da avaliação postural é identificar os desequilíbrios mais evidentes a fim de evitar prescrição de exercícios que possam vir a acentuar esses desequilíbrios.A avaliação postural deve ser realizada de tempos em tempos.

A boa postura é aquela que melhor ajusta nosso sistema musculoesquelético, equilibrando e distribuindo todo o esforço de nossas atividades diárias, favorecendo a menor sobrecarga em cada uma de suas partes.

Os exercícios para a reestruturação postural são indicadas pelo fisioterapeuta a partir de uma avaliação minuciosa, cada paciente tem uma estrutura, sendo assim, existem exercícios e técnicas fisioterapêuticas especificas e individuais para cada tratamento postural.

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.