Postura e Avaliação Postural







 

A postura é a capacidade de manter e movimentar as partes corporais de maneira coordenada e confortável, sem perder a funcionalidade dos gestos, sem sobrecarregar o sistema ósteo-articular e sem gerar tensões desnecessárias. Esses aspectos são peculiares a cada indivíduo. Não há como estabelecer um padrão postural. Ou seja, postura é a atitude que o corpo adota em relação ao espaço para manter-se em equilíbrio com um todo.

A postura do ser humano pode ser definida como a posição que nosso corpo adota no espaço, bem como a relação direta de suas partes com a linha do centro de gravidade.

A postura correta como o "alinhamento do corpo com eficiências fisiológicas e biomecânicas máximas, o que minimiza os estresses e as sobrecargas sofridas ao sistema de apoio pelos efeitos da gravidade". Cada indivíduo apresenta características individuais de postura que podem vir a ser influenciada por vários fatores:
  • anomalias congênitas e/ou adquiridas,
  • má postura,
  • obesidade,
  • alimentação inadequada,
  • atividades físicas sem orientação e/ou inadequadas,
  • distúrbios respiratórios,
  • desequilíbrios musculares,
  • frouxidão ligamentar e
  • doenças psicossomáticas.
A postura também pode ter relação com os seguintes aspectos:

Sócio-culturais:

Cada cultura pode adotar diversos hábitos posturais, tais como formas de dormir, lugares onde dormir, formas de caminhar, dançar, sentar.

Psicológicos:
Percepção pessoal em relação ao mundo. Como a pessoa se sente e se porta em relação aos outros e perante certas situações. Estas atitudes geralmente estão associadas à personalidade de cada um.

Biológicos:
São as características biológicas de cada ser humano. Aspectos anatômicos (largura, comprimento e forma dos ossos), fisiológicos (níveis de flexibilidade, força, resistência, etc.), genéticos (diferentes etnias) e biomecânicos (funcionalidade do movimento).

A avaliação postural consiste em determinar e registrar se possível através de fotos, os desvios ou atitudes posturais dos indivíduos, onde o mesmo é inspecionado globalmente, numa visão anterior, posterior e lateral, a fim de observar se existe alguma alteração anatômica, a qual resultará em má postura.
Esta avaliação geralmente é feita com trajes de banho (biquíni e sunga), ou com menos roupa possível (top e short), preferencialmente no primeiro dia, na avaliação física, juntamente com um questionário de ANAMNESE.

Com o indivíduo vestindo roupas apropriadas e em pé, primeiramente é feito a marcação/verificação dos pontos anatômicos.


Vista Lateral:
1. Tornozelo – Articulação calcâneo cuboidéa.
2. Joelho – Epicôndilo lateral do fêmur.
3. Coxo femoral – Trocânter maior.
4. Ombro – Acrômio.
5. Cabeça – Meato auditivo externo.

Vista Anterior:
1. Calcanhares – Linha eqüidistante.
2. Joelhos – Linha eqüidistante aos côndilos mediais.
3. EIAS – Espinhas Ilíacas Antero Superiores.
4. Cicatriz umbilical.
5. Externo.
6. Nariz.

Vista Posterior:
1. Calcanhares – Linha eqüidistante.
2. Joelhos – Linha eqüidistante aos côndilos mediais.
3. Linha Interglútea.
4. EIPS – Espinhas Ilíacas Póstero Superiores.
5. L5 ou L4 – Processo espinhoso.
6. T12 – Processo espinhoso.
7. T8 ou T7 – Processo espinhoso.
8. C7 – Processo espinhoso.

A avaliação postural é o ponto de partida para o fisioterapeuta identificar quais as alterações na postura, e a partir deste ponto poder iniciar sua linha de raciocínio clinico. Hoje a fisioterapia tem diversas modalidades terapêuticas que podem surtir efeito imediato ou no decorrer do tratamento, sendo que posso citar algumas como: Pilates, Manipulações Miofasciais, e Terapias Manipulativas como Osteopatia, Quiropraxia, RPG e outras técnicas.

O objetivo principal da avaliação postural é identificar os desequilíbrios mais evidentes a fim de evitar prescrição de exercícios que possam vir a acentuar esses desequilíbrios.A avaliação postural deve ser realizada de tempos em tempos.

A boa postura é aquela que melhor ajusta nosso sistema musculoesquelético, equilibrando e distribuindo todo o esforço de nossas atividades diárias, favorecendo a menor sobrecarga em cada uma de suas partes.

Os exercícios para a reestruturação postural são indicadas pelo fisioterapeuta a partir de uma avaliação minuciosa, cada paciente tem uma estrutura, sendo assim, existem exercícios e técnicas fisioterapêuticas especificas e individuais para cada tratamento postural.

Você não pode perder:

Atualizações em Reabilitação Cardiopulmonar
eBook de Fisioterapia Hospitalar Completo
Drive Virtual de Fisioterapia

Tecnologia do Blogger.