Fisioterapia e Tendinite no pé






A tendinite é uma inflamação que ocorre nos tendões devido ao esforço ou repetição exagerada. Quando é devidamente tratada, a tendinite tem grandes chances de cura.
Os sintomas específicos da tendinite no tornozelo e no pé são:
  • Dor localizada no tornozelo, principalmente ao movimentá-lo;
  • Sensação de fisgadas no pé afetado ao repouso ou enquanto caminha.
Tendões do pé


A tendinite no pé é mais frequente nos atletas e nas mulheres que usam salto alto frequentemente, devido a posição inadequada do pé.
Na fisioterapia, o objetivo deve ser desinflamar o tendão, fortalecer os músculos enfraquecidos e aliviar a dor.
É fundamental realizar fisioterapia para combater a tendinite. O tratamento fisioterapêutico deverá ser direcionado para combater a inflamação e a dor por meio de aparelhos e, assim que as dores diminuírem, deve-se instituir o fortalecimento muscular e os alongamentos.
Após, aproximadamente, 20 sessões, deve-se ter um bom resultado, mas este não será o mesmo se o indivíduo não colaborar, utilizando o gelo em casa e não fazendo o repouso da articulação. Além disso deve-se parar de realizar esforços com o membro afetado e isto inclui deixar de trabalhar, pedindo afastamento por licença médica, se for o caso.
O ideal é que o indivíduo não faça nenhum tipo de esforço com a região afetada pela tendinite. Assim, se há tendinite no joelho, ele deverá evitar ao máximo:
  • Ficar de pé
  • Dirigir
  • Levantar e abaixar várias vezes seguidas
  • Jogar futebol ou praticar qualquer outro exercício fora da fisioterapia
Além deste descanso, recomenda-se colocar uma bolsa de gelo sobre o tendão inflamado durante, pelo menos, 15 minutos, no mínimo 2 vezes ao dia.
O tratamento deve sempre começar com medidas conservadoras, incluindo a proteção, repouso relativo, gelo, compressão e elevação, medicamentos anti-inflamatórios não esteróides (AINE) e analgésicos estão indicados na fase aguda e modalidades de exercício de reabilitação (PRICEMM) .
O paciente deve ser encorajado a reduzir o seu nível de atividade física para diminuir o esforço repetitivo sobre o tendão. Os exercícios de reabilitação envolvem um programa de alongamento e fortalecimento e devem ser iniciados precocemente. Nos casos graves, há um período de imobilização para acalmar a dor e a inflamação ocasionadas pela lesão antes do início da terapia.

Outras modalidades de fisioterapia incluem ultrassons, a iontoforese (carga elétrica para dirigir a medicação para dentro dos tecidos) e fonoforese (utilização de ultrassons para melhorar a entrega de drogas aplicadas topicamente), mas há pouca evidência da sua eficácia no tratamento.




Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.