Saúde da mulher tratada pela Fisioterapia





As mulheres ao longo da vida passam por fases e momentos específicos, determinados por mudanças hormonais, físicas, psicológicas e sociais.

Como o iniciar e concluir do ciclo menstrual e da fertilidade, a descoberta e o desenvolver da sexualidade e do próprio corpo, a gravidez e a maternidade, o amadurecimento e o envelhecimento.
Por isso, o funcionamento dos corpos femininos e masculinos diferem fisiológica e biologicamente entre eles e, por esse motivo, algumas demandas de atendimento na área da saúde também diferem.
Embora ainda pouco conhecida pela maioria da população, e até por uma parte dos profissionais de saúde, a intervenção da fisioterapia na saúde da mulher tem um impacto profundo na prevenção e reabilitação de diversas enfermidades que as atingem.

O fisioterapeuta pode atuar nas mais diversas fases de suas vidas. Melhorando, inclusive, sua qualidade de vida.

As áreas de intervenção são inúmeras. As principais afecções que atinjam a vida das mulheres e onde a fisioterapia consegue intervir com ótimos resultados:
  • Incontinência urinaria;
  • Disfunções sexuais;
  • Prolapso;
  • Dores pélvicas;
  • Câncer ginecológico e câncer de mama.
Além destas enfermidades, por fim, também tratarei da fisioterapia obstétrica, por ser outro importante momento na vida das mulheres em gestação.

Neste sentido surgiu a medicina uroginecológica, que, mais tarde, deu origem às Ciências da Saúde da Mulher, realizando assim, uma abordagem mais específica.
Dentro desta área, os estudos em fisioterapia deram origem a um campo específico, direcionado à Fisioterapia na Saúde da Mulher.

Este campo foi legitimamente reconhecido como especialidade em 2009, pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO).

Desde seu reconhecimento, a importância deste campo está sendo cada vez mais crescente.
A fisioterapia estuda o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, tanto nas alterações patológicas quanto nas repercussões psíquicas e orgânicas. E tem como objetivo desenvolver ou reabilitar a integridade de órgãos e sistemas, aperfeiçoar ou adaptar as pessoas para a melhor qualidade de vida.

Os tratamentos voltados à saúde da mulher atuam nas áreas de oncologia (ginecológica e mamária), uroginecologia (incontinência urinária e fecal), ginecologia (disfunções sexuais, dor pélvica crônica, endometriose, climatério) e obstetrícia (gestação e pós-parto), visando à melhora da condição física, qualidade e bem-estar
Com ajuda daqui


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.