Tratamentos para Cervicalgia








Cervicalgia é uma afecção comum e afetará aproximadamente dois terços da população. Manifesta-se, usualmente, por dor na região posterior ou lateral do pescoço, aumento da tensão muscular e restrição da mobilidade articular, podendo ainda ser acompanhada de desequilíbrios posturais. Tais sintomas podem se prolongar por meses ou anos, e o processo de cronificação da doença pode prejudicar a capacidade funcional, a qualidade de vida, alterar os índices de produtividade e levar estes indivíduos a quadros de depressão.

A musculatura da região cervical tem função de equilibrar a cabeça e suspender a coluna torácica e cintura escapular. Em consequência, ocorrem desequilíbrios, encurtamentos, retrações e contraturas dolorosas; contudo, em muitos casos não é possível detectar sua causa. As técnicas musculares proporcionam efeitos mecânicos e reflexos. Sendo que a resposta do sistema nervoso central inclui alivio da dor e relaxamento muscular, causado por alterações da unidade motora e de receptores sensoriais semelhante ao órgão tendinoso de Golgi e fuso muscular.



Diversas técnicas podem ser utilizadas no tratamento da cervicalgia, entre elas se encontram:
  • Terapias manuais: mobilizações vertebrais que auxiliam na restauração do movimento e promovem analgesia local.
  • Eletroterapia: Ultra-som, terapias combinadas, correntes analgésicas.
  • Liberação miofascial: liberação dos músculos que estão sendo muito ativados.
  • Mobilização Neural: movimentação dos nervos e raízes nervosas com intuito de diminuir a dor de origem nervosa, que pode irradiar para os braços.
  • Estabilização segmentar cervical: exercícios que visam a ativação dos músculos profundos que fornecem o suporte para a coluna cervical.
  • Reeducação Postural: correções posturais para melhora do alinhamento da coluna;
  • Ergonomia: adaptação do local de trabalho, como o encosto da cadeira, posição do computador, telefone entre outras adaptações que são fundamentais para o tratamento.

Se você acredita que a Terapia Manual pode ajudar no Tratamento de Cervicalgias, precisa conhecer esse curso sensacional. Conheça o Tratando as Cervicalgias com Terapia Manual

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.