Header Ads


Tratamentos para Cervicalgia








Cervicalgia é uma afecção comum e afetará aproximadamente dois terços da população. Manifesta-se, usualmente, por dor na região posterior ou lateral do pescoço, aumento da tensão muscular e restrição da mobilidade articular, podendo ainda ser acompanhada de desequilíbrios posturais. Tais sintomas podem se prolongar por meses ou anos, e o processo de cronificação da doença pode prejudicar a capacidade funcional, a qualidade de vida, alterar os índices de produtividade e levar estes indivíduos a quadros de depressão.

A musculatura da região cervical tem função de equilibrar a cabeça e suspender a coluna torácica e cintura escapular. Em consequência, ocorrem desequilíbrios, encurtamentos, retrações e contraturas dolorosas; contudo, em muitos casos não é possível detectar sua causa. As técnicas musculares proporcionam efeitos mecânicos e reflexos. Sendo que a resposta do sistema nervoso central inclui alivio da dor e relaxamento muscular, causado por alterações da unidade motora e de receptores sensoriais semelhante ao órgão tendinoso de Golgi e fuso muscular.



Diversas técnicas podem ser utilizadas no tratamento da cervicalgia, entre elas se encontram:
  • Terapias manuais: mobilizações vertebrais que auxiliam na restauração do movimento e promovem analgesia local.
  • Eletroterapia: Ultra-som, terapias combinadas, correntes analgésicas.
  • Liberação miofascial: liberação dos músculos que estão sendo muito ativados.
  • Mobilização Neural: movimentação dos nervos e raízes nervosas com intuito de diminuir a dor de origem nervosa, que pode irradiar para os braços.
  • Estabilização segmentar cervical: exercícios que visam a ativação dos músculos profundos que fornecem o suporte para a coluna cervical.
  • Reeducação Postural: correções posturais para melhora do alinhamento da coluna;
  • Ergonomia: adaptação do local de trabalho, como o encosto da cadeira, posição do computador, telefone entre outras adaptações que são fundamentais para o tratamento.

Se você acredita que a Terapia Manual pode ajudar no Tratamento de Cervicalgias, precisa conhecer esse curso sensacional. Conheça o Tratando as Cervicalgias com Terapia Manual

Você não pode perder:

Atualizações em Reabilitação Cardiopulmonar
eBook de Fisioterapia Hospitalar Completo
Drive Virtual de Fisioterapia

Tecnologia do Blogger.