O segredo do sucesso da Osteopatia





A Osteopatia é indicada, de uma forma geral, no tratamento das disfunções do corpo humano, principalmente mecânicas, onde ocorre uma alteração da função de alguma estrutura.

Como exemplo, podemos citar as lesões musculares e articulares (pertencentes ao sistema musculoesquelético), as que se relacionam aos sistemas circulatório e nervoso, aos órgãos internos e ao sistema conjuntivo (dos tecidos de sustentação do corpo humano), mais especificamente do tecido ligamentar conhecido como fáscias. É indicada de uma forma geral nas disfunções do corpo humano, principalmente mecânicas, onde ocorre uma alteração da função de alguma estrutura.
Então, pessoas de todas as idades, do recém-nascido ao idoso, acometidas de dores lombares, torácicas, cervicais, dores de cabeça, cólicas menstruais, ciatalgias, alterações funcionais digestivas e respiratórias, lesões relacionadas ao trabalho e ao esporte, além de outras, podem consultar um Osteopata e se beneficiar de um tratamento manual não invasivo, que diminui sobremaneira os efeitos colaterais indesejáveis.

É uma forma de tratamento que se preocupa, inicialmente, em descobrir as causas dos sinais e sintomas do paciente, para somente depois tratar as suas consequências, no intuito de restabelecer a função diminuída ou perdida. Isto significa dizer que a Osteopatia é uma abordagem causal, e não sintomática.
 
O sucesso do resultado da aplicação da osteopatia vai depender de uma boa avaliação cinético-funcional no paciente e saber se os sinais e sintomas apresentados por ele são indicativos para aplicação das manobras osteopáticas.

Escolher um bom profissional é fundamental para que o tratamento seja um sucesso. Não é qualquer profissional que faz uma boa avaliação nem escolher as manobras corretas para os sintomas apresentados.

Tenha materiais de estudo de Fisioterapia. Acesse a página de material do Faça Fisioterapia.


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.