Ergonomia e Fisioterapia






As lesões causadas pelos esforços corporais repetitivos podem ser evitadas por meio de iniciativas relativamente simples. Esse é o papel da ergonomia no trabalho, a qual surge para evitar que tais lesões se agravem e venham a prejudicar a qualidade de vida do trabalhador.

Quando se sentem confortáveis, os funcionários de uma empresa apresentam melhores níveis de concentração e de atenção, culminando em entregas mais satisfatórias e de maior qualidade. Para o empregador, essa pode ser uma questão de produtividade. Logo, o ambiente de trabalho ergonômico é aquele que consegue extrair dos colaboradores o conforto necessário para que o exercício de suas atividades seja muito bem aproveitado.
Aos que podem sofrer com as lesões, resta inserir mais movimento na rotina. A empresa pode, inclusive, estimular que seus funcionários abandonem o estilo de vida sedentário ao favorecer a prática de uma dinâmica de trabalho um pouco diferente do tradicional:
  • Inserindo intervalos ao longo da jornada diária
  • Oferecendo sessões de ginástica laboral
  • Organizando visitas regulares de profissionais de ergonomia para avaliar a postura corporal de cada um dos colaboradores
A ergonomia no trabalho pode ser abordada de diversas maneiras com o intuito de incentivar os colaboradores a adotarem práticas posturais mais saudáveis. Entre as abordagens disponíveis atualmente, podemos citar a ginastica laboral como a maneira mais prática e acessível de conscientizar os colaboradores sobre a importância de uma boa postura corporal no ambiente de trabalho.

Entre os benefícios inerentes à prática da ginastica laboral podemos citar alguns que beneficiam diretamente o colaborador que são: a melhora da postura corporal, a minimização do risco de lesões ocupacionais, alívio do estresse, relaxamento muscular, aumento da motivação e o estímulo à prática de atividades físicas.

A adoção da ginástica laboral dentro do ambiente organizacional deve ser sempre desenvolvida por um profissional e é importante manter também um profissional que auxilie os colaboradores em situações de dores musculares, articulares ou quaisquer outros tipos de fadigas relacionados à postura no ambiente de trabalho.

É importante para quem for trabalhar com Ginástica Laboral ter bons conteúdos para estudo. Eu indico o Curso Online de Ginástica Laboral, o Curso online de Ergonomia e o Curso Online de Fisioterapia no Trabalho. Com eles, é certeza de boa preparação para o mercado de trabalho.




Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.