Entenda o que são músculos agonistas, antagonistas, sinergistas e fixadores






O sistema muscular é responsável por dar sustentação, movimento ao corpo humano, auxiliar na produção de calor e nutrir o organismo em algumas situações extremas.

É composto por músculos e tendões. Quando pensamos na função dos músculos no movimento, eles podem ter 4 funções básicas: agonistas, antagonistas, sinergistas e fixadores. Essas funções nos ajudam a potencializar a ação muscular.

Vamos descrever essa classificação por função: 

a) Agonistas: São os músculos principais que ativam um movimento específico do corpo, eles se contraem ativamente para produzir um movimento desejado. Ex: Pegar uma chave sobre a mesa, agonistas são os flexores dos dedos.
b) Antagonistas: Músculos que se opõem à ação dos agonistas, quando o agonista se contrai, o antagonista relaxa progressivamente, produzindo um movimento suave. Ex: idem anterior, porém os antagonistas são os extensores dos dedos.
c) Sinergistas: São aqueles que participam estabilizando as articulações para que não ocorram movimentos indesejáveis durante a ação principal. Ex: idem anterior, os sinergistas são estabilizadores do punho, cotovelo e ombro.
d) Fixadores: Estabilizam a origem do agonista de modo que ele possa agir mais eficientemente. Estabilizam a parte proximal do membro quando move-se a parte distal.

Note que os músculos são tecidos, cujas células ou fibras musculares possuem a propriedade de contratilidade e de produção de movimentos. As fibras musculares são controladas pelo sistema nervoso, encarregado de receber a informação e respondê-la.

Conheça o Curso online "Músculos: origem, inserção e ação", direcionado para estudantes e profissionais da área da saúde. Clique aqui e saiba mais!


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.