Pontos de Acupuntura e a Ventosaterapia






A ventosaterapia é uma modalidade conhecida da Medicina Tradicional Chinesa, e data sua origem há pelo menos dois mil anos. No entanto, o uso de ventosas para tratamentos médicos foi observado muito antes disso.

A ventosa tem a propriedade de limpar o sangue com toxinas que se acumulam. A estagnação do sangue coagulado, escuro e sujo, nos músculos das costas ou nas articulações é considerada pelas terapias Orientais como um dos elementos causadores de doenças. Os agentes estressores provocam inicialmente o desequilíbrio energético, criando posteriormente a desarmonia celular (estresse oxidativo); esse mecanismo é mantido pela interação existente entre o sistema energético e o sistema orgânico.
Os pontos de Acupuntura funcionam como centrais de referência energética, capazes de absorver as informações relativas ao desequilíbrio energético/orgânico; por isso, esses mesmos pontos podem ser utilizados terapeuticamente para realização diagnóstico, tratamento e prognóstico.
Os ventosas devem ser deixadas no local somente até haver congestão local, geralmente entre 5 e 15 minutos. Primeiro são usadas pequenas agulhas com pontas triangulares sob a pele. Depois de retiradas, elas são usadas para puxar o sangue
No momento em que a sucção da pele é promovida pela aplicação da ventosa; ocorre o retesamento da estrutura vascular e energética; nesse instante o estresse provocado demonstra, através da cor do sangue, o nível e a qualidade das energias internas!
Para começar o tratamento com as ventosas, é preciso descobrir a área a ser tratada e hidrata-la através de óleos vegetais ou cremes hidratantes. Esse procedimento é fundamental para que as ventosas deslizem sobre a pele. Esse deslizamento, além de amenizar o aparecimento de hematomas, permite atingir pontos de acupuntura ou meridianos, após o vácuo.
Durante a sessão, realizada em média por uma hora, são usadas ventosas de vários diâmetros, conforme a região tratada. Para o rosto, por exemplo, sempre são as menores, e assim por diante. Entre as mais conhecidas os modelos coreanas feitos de plástico e os chinesas de vidro com resistência térmica, próprios para serem usadas com fogo.

O Curso Online de Ventosaterapia é ideal para capacitar o profissional que busca aliar inovação e qualidade em seus atendimentos, visando resultados mais efetivos e duradouros.



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.