Fisioterapia na Artrite






A artrite é uma doença caracterizada pela deterioração progressiva da articulação e perda de cartilagem, que é o "amortecedor" que protege as articulações.

A fisioterapia irá atuar de forma a prevenir e retardar o aparecimento das deformidades, auxiliará na manutenção da trofia e força muscular, promoverá reeducação postural, promovendo qualidade de vida e possibilitando a realização correta das atividades da vida diária (AVDs).

Tenha Material de Estudo de Fisioterapia. Para estudantes e profissionais.

A cinesioterapia é eleita como o melhor recurso terapêutico, objetivando a preservação da mobilidade articular, o comprimento e o tônus dos músculos, prevenindo e corrigindo as atrofias musculares.

Dentro da cinesioterapia, há outros recursos facilitadores para realização da terapia pelo movimento, dentre eles podemos destacar: o uso da bola suíça e a hidrocinesioterapia. Além dos recursos mais tradicionais, como aplicação de laser, infra-vermelho e alongamentos, os quais foram utilizados no tratamento da paciente em questão.

Os exercícios para artrite reumatoide têm como objetivo fortalecer os músculos que rodeiam as articulações afetadas e aumentar a flexibilidade dos tendões e ligamentos, conferindo mais estabilidade durante os movimentos, aliviando a dor e o risco de luxações e entorses.

Idealmente, estes exercícios devem ser orientados por um fisioterapeuta, de acordo com a idade e o grau da artrite, e consistem em técnicas de fortalecimento e alongamento. Também é orientado colocar uma compressa quente durante 15 a 20 minutos na articulação afetada para relaxar e aumentar a amplitude dos movimentos, ajudando na realização dos exercícios.

Além disso, exercícios físicos de baixo impacto como hidroginástica, natação, caminhadas e, até, musculação, quando feitos sob orientação de um profissional habilitado, são recomendados para quem sofre desta doença, já que fortalecem os músculos, lubrificam as articulações e melhoram a flexibilidade.



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.