Bobath para bebês prematuros






A fisioterapia especializada para tratar e estimular os bebês e crianças que apresentem qualquer alteração no desenvolvimento motor, seja ele por prematuridade, por lesão neurológica ou por alguma Síndrome.

Um dos métodos mais eficazes é o Conceito Neuroevolutivo Bobath, que é a especialidade mais difundida.

Trata-se de um método neuroevolutivo. O que isso quer dizer? Ele segue as etapas do desenvolvimento neuropsicomotor do bebê. Isso ajuda a inibir os padrões patológicos e a estimular os normais. Avaliamos, por exemplo, se os padrões estão dentro do esperado para a idade. Se é detectado um atraso, é traçado um plano de tratamento

Ele é de extrema importância na intervenção terapêutica que avalia e trata bebês e crianças com atraso de desenvolvimento motor, ou que apresentam qualquer disfunção motora e suas limitações funcionais, ativando músculos, controle postural e equilíbrio, assim fazendo com que adquiram autonomia dos movimentos para brincar, comer, e fazer suas atividades da vida diária.

Bebês e crianças pequenas se beneficiam porque é possível, logo no início de seu desenvolvimento, estabelecer padrões de movimentos normais que ajudam a reverter atrasos no desenvolvimento neuromotor, além de contribuir para o desenvolvimento de outras habilidades. Tudo isso graças a neuroplasticidade, capacidade do cérebro de fazer novas conexões para a aquisições de habilidades. Essa característica é intensa, principalmente, nos dois primeiros anos de vida. 

O Método Bobath, desenvolvido nos anos 50, pelo casal Bobath, na Inglaterra, continua sendo um dos melhores nesta área neurológica de reabilitação infantil. Se diferencia da fisioterapia convencional, pois ele vê o bebê e a criança de uma forma global, abordando vários níveis de desenvolvimento no mesmo tratamento. Outro fator importante é que os ganhos motores através do método Bobath são baseados na neuroplasticidade do cérebro, que é a capacidade que nosso corpo tem de "modificar" a estrutura neurológica de acordo com os estímulos que ele recebe.

A grande vantagem do conceito Bobath é que ele trata cada criança em sua individualidade. Não há uma criança igual a outra, por isso, as propostas são sempre individualizadas. É importante lembrar que o desenvolvimento motor está ligado ao desenvolvimento cognitivo. A criança que consegue explorar o mundo ao seu redor sem grandes restrições motoras terá um melhor desenvolvimento da parte cognitiva



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.