Classificação das Cadeias Musculares







O conceito de "cadeia muscular" nasceu em 1947 nas mãos do fisioterapeuta francesa Françoise Mézières, que passou mais de quarenta anos estudando o funcionamento da anatomia para melhorar seus tratamentos terapêuticos. Ela inovou e, desde então, tem havido muitos que têm estudado e aprofundou o conceito de cadeias musculares ou meridianos miofascial, entre outros Godelieve Denys-Struyf (método GDS) ou Léopold Busquet (método Busquet).
Os temas principais do Método de Cadeias, GDS, são o funcionamento harmonioso do corpo e o espeito à sua tipologia, o equilíbrio dos seus vários segmentos, a unidade e organização deles ao redor de um centro (STRUYF, 1995).
O Método considera seis formas primárias de expressão corporal ligadas aos grupos musculares que as produzem. São quatro formas principais e duas secundárias.
CADEIA POSTERIOR MEDIANA (PM)
O corpo está em desequilíbrio para a frente, a cadeia muscular posterior mantém o corpo em equilíbrio. São grupos musculares principalmente posteriores e medianos, daí a abreviação PM. O corpo precipita-se para a frente, ao fazê-lo está respondendo a certas respostas comportamentais. Como decisão, atitude, ir buscar, impulso (STRUYF, 1995).
CADEIA ANTERO MEDIANA (AM)
O tronco está em perda de equilíbrio para trás, a atividade de grupos musculares anteriores que garante o equilíbrio. São principalmente os músculos anteriores e medianos do tronco, por isso a abreviatura AM. O corpo parece querer recuar ou apoiar-se contra uma parede, ou sentar-se. Tem ligação com afetuosidade, acolhimento, posição fetal (STRUYF, 1995).
CADEIAS POSTERO ANTERIOR e ANTERO POSTERIOR (PA AP)
Nessa cadeia não há desequilíbrio, nem para frente nem para trás. PA AP está no centro. Ocorre uma impulsão para cima em PA que tem maior facilidade na inspiração, uma impulsão para baixo em AP melhor sensação na expiração, ou pode ocorres uma associação entre as duas que denomina-se PAAP (STRUYF, 1995).
CADEIA POSTERO LATERAL (PL)
Corpo com base de sustentação larga, os grupos musculares agem principalmente na altura dos quadris e dos ombros. São, sobretudo, músculos abdutores e rotadores externos, cuja localização é posterior e lateral nos quadris e nos ombros (PL). As escolhas comportamentais ligadas a essa expansão lateral e a essa abertura anterior do corpo são as de uma pessoa extrovertida, e voltada para a relação com o exterior, pouca concentração (STRUYF, 1995).
CADEIA ANTERO LATERAL(AL)
O Corpo possui base de sustentação estreita, os grupos musculares estão essencialmente ativos nos quadris e nos ombros. São músculos adutores e rotadores internos localizados anterior e lateralmente na altura dos quadris e dos ombros. As escolhas comportamentais associados a esse estreitamento lateral do corpo e seu fechamento anterior, são os de uma pessoa introvertida, focada, reservada, circunspeta e cautelosa nas suas relações com exterior (STRUYF, 1995).
3 Cursos Online Completos  (Avaliação + Cadeias + Fáscias Musculares)
+ 7 Bônus (Livros, webinários, módulos especiais)

Seja uma especialista e nunca mais esteja surpreso diante de nenhum cliente.
2 cursos Avaliação Postural e Cadeias  + 1 módulo bônus de Fáscias do Movimento;  Clique aqui e saiba mais!


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.