Atuação na Fisioterapia Neurofuncional no AVE







O derrame cerebral ou Acidente Vascular Cerebral (AVC), se caracteriza pelo déficit neurológico que leva o indivíduo a ter que reaprender e desenvolver a capacidade motora, então comprometida.

Se não tratado logo em seu início, além das lesões que comprometem os movimentos, impedindo muitas vezes o indivíduo de falar ou até mesmo se locomover, o AVC pode se agravar, levando o paciente até mesmo à morte.

Tenha Cursos online e Ebooks de Fisioterapia


No entanto, a Fisioterapia Neurofuncional tem ganhado cada vez mais espaço e importância no tratamento e recuperação de pessoas acometidas pelo AVC, por favorecer melhorias significativas.

Os profissionais que trabalham nesta área desenvolvem ações de promoção, prevenção de agravos e recuperação da capacidade funcional de pessoas com condições clínicas que danificam o Sistema Nervoso Central (SNC) e/ou Sistema Nervoso Periférico (SNP). Em outras palavras, eles levam os pacientes a desempenhar suas atividades de vida diária como faziam antes da doença ou lesão e, quando não é possível uma recuperação completa, tentam readaptar as tarefas para que sejam executadas de uma forma mais simples.

om esta área da fisioterapia sendo executada por profissionais capacitados e que estão comprometidos com a melhora dos pacientes, as doenças que surgem oriundas do Sistema Nervoso Central ou Periférico são tratadas. Assim, atua-se exatamente nas sequelas de problemas relacionados aos distúrbios neurológicos, sendo eles motores, sensitivos e/ou cognitivos.

Além de prevenir eminentes problemas relacionados ao AVC, a Fisioterapia Neurofuncional pós-AVC proporciona melhorias no movimento, estimula uma vida mais natural com atividades cotidianas e de lazer, e ainda visa reintegrar o indivíduo à sociedade.

Exemplo de atuação com paciente na Fisioterapia Neurofuncional no AVE



Para se tornar um especialista de acordo com o COFFITO, é preciso dominar os conteúdos de Anatomia Humana, Fisiologia, Patologia, Farmacologia, Semiologia do Sistema Nervoso, Biomecânica, Órteses e Próteses, bem como o entendimento sobre os conceitos de ética, moral e de humanização. É importante ressaltar que, tendo em vista o cumprimento de todos estes requisitos, são oferecidas periodicamente aos fisioterapeutas as “provas de título”, realizadas em grandes eventos que envolvam a fisioterapia, as quais o profissional é submetido para de fato ser reconhecido como especialista em âmbito nacional.

Tenha materiais para estudo de Fisioterapia - Cursos online e Ebooks




Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.