Benefícios da Ventosaterapia nos Esportes





A ventosaterapia, que é uma forma de acupuntura, consiste em acender líquido inflamável dentro de copos redondos de vidro. Uma vez que a chama se apaga, forma-se um vácuo parcial no interior do copo.
A diferença entre a pressão interior e exterior acaba por gerar uma força de sucção, estimulando o fluxo sanguíneo e deixando os círculos vermelhos, que desaparecem entre três e quatro dias.
Ela vem sendo usada no esporte  com atletas dizem que recorrem à técnica para reduzir dores e ajudar com a recuperação da fadiga dos treinos e das competições constantes.
A ideia é ajudar o fluxo de energia - conhecido na medicina tradicional chinesa como "qi" - em torno do corpo, e reequilibrar o seu equilíbrio - "ying e yang".
A sensação principal é de tensão, pressão e calor nos locais onde a cúpula é colocada - algo um pouco desconfortável, mas não doloroso.
A visão da pele sendo sugada em uma ventosa de vidro pode ser alarmante para um novato, mas parece muito pior do que é de fato.
O tratamento com ventosas pode ser indicado para eliminar a dor nas costas causada por tensão muscular ou contraturas, edemas nos braços, pernas ou pés, dor nas articulações e para o aumento do rendimento físico.Praticantes alegam que a terapia ajuda com problemas musculares, alívio da dor, artrite, insônia, problemas de fertilidade e celulite.
BENEFÍCIOS NO ESPORTE:
  • Aumento da circulação sanguínea local;
  • Melhora rápida nas contraturas musculares e pontos gatilho;
  • Fortalecimento e irrigação dos vasos sanguíneos;
  • Aumento da produção de líquido sinovial nas articulações;
  • Melhora do Rendimento Físico;
  • Alivio das Dores Musculares
Esse tratamento é comumente usado na Medicina Tradicional Chinesa, pode ser indicado para o tratamento de diversos transtornos da saúde com o objetivo de equilibrar os meridianos por onde passam a energia vital Chi.
Curso "Aprenda Ventosaterapia"
O Curso Online de Ventosaterapia é ideal para capacitar o profissional que busca aliar inovação e qualidade em seus atendimentos, visando resultados mais efetivos e duradouros. Clique aqui e saiba mais


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.