HIIT e a melhora cardiovascular para cardiopatas






Exercício de alta intensidade intervalo está se tornando cada vez mais popular entre a população mundial fisicamente ativa. No entanto, percebe-se que ainda existe certo receio por parte dos profissionais da área da saúde em se trabalhar o treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) na recuperação de cardiopatas, dando estes, preferência para a prescrição do método convencional.

 O HIIT aplicado em pacientes cardiopatas, apresentam melhoras no condicionamento cardiorrespiratório, quando comparado a protocolos de exercício moderado contínuo, no que diz respeito a ganhos no pico de consumo máximo de oxigênio e na melhoria da capacidade de ejeção do ventrículo esquerdo. O HIIT se mostra mais eficiente em função do tempo, o que deve ser levado em consideração, já que a falta de tempo tem sido citada como uma das maiores barreiras para a adesão a programas de reabilitação.

Os exercícios HIIT normalmente incluem períodos curtos (6 segundos a 4 minutos) de exercício intenso (≥ 90% da capacidade aeróbia máxima) alternando com exercícios mais leves por diferentes períodos de tempo (Kessler, Sisson & Short 2012; Boutcher 2011).

Protocolos de HIIT:

Protoloco 1 – Tabata:

8x (20seg : 10seg)
São 8 séries com 20 segundos de estímulo e 10 segundos de intervalo.

Protocolo 2 – Timmons:

3x (20seg : 2min)
São 3 séries com 20 segundos de estímulo e 2 minutos de intervalo.

Protocolo 3 – Trapp adaptado:

20x (24seg : 36seg)
São 20 séries com 24 segundos de estímulo e 46 segundos de intervalo.

Protocolo 4 – Gibala:

10x (60seg : 60seg)
São 10 séries com 60 segundos de estímulo e 60 segundos de intervalo.

Protocolo 5 – Trapp:

60x (8seg : 12seg)
São 60 séries com 8 segundos de estímulo e 12 segundos de intervalo.

Protocolo 6 – Wisloff:

4x (4min : 3min)
São 4 séries com 4 minutos de estímulo e 3 minutos de intervalo.
Os treinos incluem uma variedade ilimitada de exercícios, incluindo

• movimentos com o peso do corpo;
• levantamento de peso;
• pliometria;
• corridas de velocidade;
• atividade de playground, tais como o trenó de empurra e puxa;
• treinamento de múltiplos-modos, em equipamentos como bicicletas, esteiras e elípticos; e
• treinos intensos com corda.

Muitos profissionais de fitness defendem o HIIT como uma forma rápida de melhorar a saúde, o condicionamento físico e o desempenho.

Boutcher (2011) concluiu uma pesquisa abrangente com relação ao treinamento intervalado de alta intensidade (que ele descreve como treinamento intermitente) e relata que homens e mulheres saudáveis jovens e mais velhos podem melhorar o condicionamento cardiorrespiratório (VO2max) em 4% – 46% com períodos de treinamento com duração de 2 -15 semanas. Kessler, Sisson & Short (2012) acrescentam que o HIIT parece induzir mudanças rápidas no VO2max.

Boutcher diz que a explicação científica atual para este aumento no VO2max a partir de um programa HIIT é que ele provoca um aumento no volume de AVC (volume de sangue bombeado pelo coração por batida), provocado principalmente devido ao aumento na contratilidade do músculo cardíaco durante exercícios que levam quase à exaustão total. Boutcher acrescenta que o HIIT aumenta a biogênese mitocondrial (o tamanho e o número de mitocôndrias aumenta, permitindo que as organelas produtoras de energia das células produzam mais ATP), que prontamente se traduz em uma melhora da capacidade cardiovascular em qualquer nível de intensidade do exercício.

Referencia:

Boutcher, S.H. 2011. High-intensity intermittent exercise and fat loss. Journal of Obesity, doi: 10.1155/2011/868305.

Kessler, H.S., Sisson, S.B., & Short, K.R. 2012. The potential for high-intensity interval training to reduce cardiometabolic disease risk. Sports Medicine, 42 (6), 489–509.

Tenho 3 dicas para você que quer trabalhar com HIIT ou saber mais sobre o assunto.
  1. Se você tem dúvidas sobre como fazer uma Prescrição do TREINAMENTO HIIT baseado em Evidências Científicas, precisa clicar aqui AGORA
  2. Hiit como treino na CORRIDA? Saiba Como Prescrever o HIIT para Corrida baseado na vVO2 máxima clicando aqui!
  3. Hiit específico para MULHERES? Conheça o workshop "Emagrecimento e Estética Feminina: Aplicações do HIIT", clicando aqui!


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.