RPG e a globalidade do paciente







A reeducação postural global (RPG) consiste em exercícios e posturas usadas dentro da fisioterapia para combater alterações da coluna como escoliose, corcunda e hiperlordose, além de outros problemas de saúde como dor de cabeça, nos joelhos, quadril, e até mesmo alterações como o pé chato, por exemplo.

Nesse tratamento o fisioterapeuta analisa toda a postura da pessoa e indica os exercícios que ela precisa realizar para fortalecer os músculos mais fracos e alongar os músculos, tendões e ligamentos necessários para realinhar todo o corpo.

A RPG visa o equilíbrio entre as forças musculares que compõem o corpo humano, devolvendo a capacidade de movimentação normal das articulações e a manutenção de uma boa postura, por meio de alongamentos, tração e respiração.

De acordo com os fundamentos da RPG, os músculos são interligados e trabalham em cadeia. A deficiência de qualquer músculo pode causar uma desarmonia em outro ponto do corpo, por isso é uma técnica que visa tratar não só a dor, mas as causas, pela modulação do tônus muscular e estímulos proprioceptivos. Utilizada em conjunto com outras técnicas de terapia manual, combate dores nos músculos, nas articulações e na cabeça, melhora o funcionamento do sistema respiratório e realinha a coluna, proporcionando liberdade e leveza de movimentos.

A diferença entre o tratamento clássico e o tratamento usando o método RPG se resume no fato de que o tratamento clássico trata o corpo de forma segmentar, por exemplo, se o paciente vai ao consultório com lombalgia, o terapeuta vai tratar só a coluna lombar. Enquanto isso, o método de RPG identifica o comprometimento da cadeia muscular a qual o segmento enfermo pertence e, a partir daí, trata as causas e as consequências do problema.

A sessão de RPG dura cerca de uma hora e deve ser feita uma vez por semana. A duração do tratamento varia de acordo com os problemas de cada paciente. O tratamento é indicado para todas as faixas etárias.

A reeducação postural global tem sido aceita como eficaz no tratamento de patologias que requerem fisioterapia. Podem ser tratados com RPG os problemas ortopédicos, neurológicos, reumatológicos, respiratórios e somáticos.

Posturas

A RPG utiliza posturas estáticas com o objetivo de atuar no conjunto das cadeias musculares, de modo que os músculos estáticos sejam alongados, e os dinâmicos contraídos. Em cada sessão são trabalhadas no máximo 3 posturas.

Cada uma das posturas deve ser mantida por um tempo determinado, de modo que com o treino, a pessoa se acostuma a ficar no encaixe correto. As posturas são aplicadas de forma progressiva, suave e lentamente.

A reeducação postural global é indicada não somente para os que sentem dores, mas também para aqueles que buscam encontrar um melhor equilíbrio, flexibilidade e harmonia do corpo.

Benefícios

•  Liberação de toxinas.
•  Fortalecimento do sistema imunológico.
•  Retardo do processo de envelhecimento.
•  Estimulação do sistema circulatório.
•  Cura dos distúrbios do sistema nervoso.
•  Melhora a visão e o sono.

Tenha uma nova visão sobre Avaliação Postural, tornando possível associar as alterações encontradas com as patologias ou disfunções mais frequentes, fazendo assim um melhor direcionamento durante a elaboração da conduta clínica. Conheça esse curso sobre Avaliação Postural e Raciocinio Clínico, com 16 video aulas. 



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.