Terapia Manual e Fibromialgia







A Fibromialgia é considerada uma síndrome que se caracteriza por dores difusas e crônicas, bilaterais no corpo com pontos de gatilhos situados em sítios anatômicos com alta sensibilidade dolorosa. 

Possui etiologia desconhecida, é uma síndrome que não é autoimune e inflamatória, pode acarretar ao paciente fadiga, rigidez matinal, depressão, distúrbios do sono, sensibilidade estomacal, sendo o principal sintoma a dor crônica e difusa.

A Terapia Manual é uma área da Fisioterapia Ortopédica, preventiva e curativa, que tem como principal objetivo identificar a causa das dores musculoesqueléticas e tratá-las de maneira eficaz.

Segundo a Terapia Manual, cada paciente é tratado de maneira muito específica, sendo esse o grande diferencial desta abordagem, já que cada pessoa tem inúmeras de questões a serem analisadas e nem sempre uma dor em um determinado local obrigatoriamente vem de um único fator.

Este procedimento pode e deve ser considerado alternativa entre tantos tratamentos prestados por um profissional da área. Utilizamos as mãos como técnica de exames juntamente com perguntas específicas para determinar o mais adequado tipo de tratamento para auxiliar no processo de reabilitação.

Quando se mobiliza, alonga, traciona, rompe barreiras teciduais através das técnicas de terapia manual promove aos pacientes mecanismos fisiológicos que favorecem a redução de dor mais também promove sensação de bem-estar o que traz impactos positivos nos aspectos emocionais e psíquicos afetivos do ser.

Os Recursos Terapêuticos Manuais mais utilizados são: a massagem terapêutica, Pompage, liberação miofascial, mobilização neural.

Cada técnica com suas peculiaridades gerarão benefícios ao paciente: a liberação miofascial atua na ruptura de aderências na fáscia, mobilizando o tecido conjuntivo e consequentemente promovendo relaxamento e melhora do aporte sanguíneo. 

A pompage libera tensões através do alongamento assistido e gera sensação de bem-estar e diminuição de quadro álgico. 

A mobilização neural pode acarretar em benefícios como: descompressão neural, melhora da extensibilidade, melhora de amplitude de movimento, diminuição de parestesias e dores. 

A massagem promove além de outros benefícios fisiológicos supracitados promove o relaxamento muscular, sensação de bem-estar e melhora da dor.

Além de como todas as outras técnicas trazem melhora na qualidade de vida.

Os Recursos de Terapia Manual para Fibromialgia são bastante utilizados no tratamento, objetivando melhorar a circulação local, relaxamento muscular e diminuição do quadro álgico. 

Consequentemente com a melhora dos sintomas da Fibromilagia há uma melhora na qualidade de vida desses pacientes.



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.