Fisioterapia na Bronquite Asmática







A fisioterapia respiratória é uma das especialidades fisioterápicas que objetiva o tratamento e a prevenção de praticamente todos os tipos de doenças que afetam o sistema respiratório, como a bronquite. Esta doença pode causar tosse com bastante muco, falta de ar, desconforto no peito e geralmente é causada por vírus e bactérias.

Tem esse nome porque é através dos Brônquios que se leva, de forma eficiente, o ar para os pulmões. E quando se tem uma inflamação nos Brônquios temos uma doença conhecida como Bronquite.

As bronquites dividem-se em dois e suas principais diferenças são pela duração dos sintomas e pela gravidade. Os tipos podem ser Bronquite Aguda e Crônica.

Geralmente, a bronquite aguda é causada por vírus ou em alguns casos por bactérias, podendo vir acompanhada de outros problemas respiratórios como gripes e resfriados.

A doença afeta o nariz, a garganta e depois os pulmões devido ao contato direto com poluentes ambientais e químicos como poeira, tabaco, tintas, ácaros e inseticidas, por exemplo.

A bronquite crônica é provocada pela fumaça do cigarro, poluição e emissão de gases tóxicos presentes no meio ambiente como um todo.

Esse tipo de bronquite pode gerar outras deficiências respiratórias como a pneumonia, especialmente em portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e asma.

Os sintomas iniciais da doença são facilmente confundidos com os da gripe.

Para obter um diagnóstico correto, o médico pode solicitar exames clínicos de auxílio como raio-x torácico, tomografia do tórax a fim de identificar as causas da doença, além de fatores que envolvem histórico familiar de alergia.

Em casos de maior agravamento da doença, o médico pode encaminhar o paciente para a realização de espirometria (exame do pulmão) ou prova de função pulmonar.

Existem certos fatores que podem piorar muito seus brônquios. E você deve fazer o possível para evitar. Tais fatores são:

  1. Tabagismo: Fumar além de piorar todo o sistema respiratório e piorar crises de Rinite e Sinusite, pode aumentar as chances de ter Bronquite aguda ou crônica.
  2. Idade: Idosos e crianças tendem a desenvolver mais infecções por terem uma imunidade não tão desenvolvida ou por baixa imunidade devido a idade.
  3. Baixa Imunidade: a baixa imunidade facilita o contágio de infecções em geral, além de enfraquecer o sistema imunológico.
  4. Poluentes e cheiros irritantes: ficar em ambientes com cheiros irritantes ou tóxicos como local muito poluído, cheiros de coisas químicas podem agravar e muito não só a bronquite mas também outras doenças respiratórias.
Um dos tratamentos a serem realizados é a fisioterapia respiratória. A fisioterapia respiratória é cada vez mais utilizada no tratamento e prevenção de doenças relacionadas às vias aéreas. As técnicas adotadas incluem estímulo à expectoração, higiene, ampliação da capacidade respiratória e fortalecimento da musculatura torácica. Dessa forma, ela torna possível a redução das principais reações provocadas por enfermidades que afetam as vias respiratórias.

Os exercícios possibilitam a reaprendizagem do ato de respirar, a fim de utilizar maiores volumes, ampliando a capacidade pulmonar. Para tanto, o fisioterapeuta usa aparelhos específicos para retirar as secreções das vias respiratórias. Além disso, ele procura orientar sobre a realização de exercícios direcionados, com movimentos que favorecem os músculos do sistema respiratório.

A fisioterapia respiratória é uma excelente técnica utilizada para a prevenção de doenças em crianças e adultos. Em pediatria, ela facilita a saída da secreção, permitindo que a criança respire melhor e com menos esforço, diminuindo a tosse e o cansaço e favorecendo uma melhor qualidade do sono e alimentação.

Além disso, a fisioterapia promove a abertura das vias aéreas inferiores do pulmão que, muitas vezes, se fecham devido à inflamação dos brônquios. Nesse sentido, quando a técnica é realizada no início dos sintomas, elimina a necessidade de medicamentos orais ou injetáveis.

image.png

E-book completo Bronquite, sua causas, sintomas, como se cuidar para poder curar os sintomas, evitar danos permanentes e viver normalmente. Clique aqui e saiba mais!



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.