Fisioterapia na Bronquite Asmática









A fisioterapia respiratória é uma das especialidades fisioterápicas que objetiva o tratamento e a prevenção de praticamente todos os tipos de doenças que afetam o sistema respiratório, como a bronquite. Esta doença pode causar tosse com bastante muco, falta de ar, desconforto no peito e geralmente é causada por vírus e bactérias.

Tem esse nome porque é através dos Brônquios que se leva, de forma eficiente, o ar para os pulmões. E quando se tem uma inflamação nos Brônquios temos uma doença conhecida como Bronquite.

As bronquites dividem-se em dois e suas principais diferenças são pela duração dos sintomas e pela gravidade. Os tipos podem ser Bronquite Aguda e Crônica.

Geralmente, a bronquite aguda é causada por vírus ou em alguns casos por bactérias, podendo vir acompanhada de outros problemas respiratórios como gripes e resfriados.

A doença afeta o nariz, a garganta e depois os pulmões devido ao contato direto com poluentes ambientais e químicos como poeira, tabaco, tintas, ácaros e inseticidas, por exemplo.

A bronquite crônica é provocada pela fumaça do cigarro, poluição e emissão de gases tóxicos presentes no meio ambiente como um todo.

Esse tipo de bronquite pode gerar outras deficiências respiratórias como a pneumonia, especialmente em portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e asma.

Os sintomas iniciais da doença são facilmente confundidos com os da gripe.

Para obter um diagnóstico correto, o médico pode solicitar exames clínicos de auxílio como raio-x torácico, tomografia do tórax a fim de identificar as causas da doença, além de fatores que envolvem histórico familiar de alergia.

Em casos de maior agravamento da doença, o médico pode encaminhar o paciente para a realização de espirometria (exame do pulmão) ou prova de função pulmonar.

Existem certos fatores que podem piorar muito seus brônquios. E você deve fazer o possível para evitar. Tais fatores são:

  1. Tabagismo: Fumar além de piorar todo o sistema respiratório e piorar crises de Rinite e Sinusite, pode aumentar as chances de ter Bronquite aguda ou crônica.
  2. Idade: Idosos e crianças tendem a desenvolver mais infecções por terem uma imunidade não tão desenvolvida ou por baixa imunidade devido a idade.
  3. Baixa Imunidade: a baixa imunidade facilita o contágio de infecções em geral, além de enfraquecer o sistema imunológico.
  4. Poluentes e cheiros irritantes: ficar em ambientes com cheiros irritantes ou tóxicos como local muito poluído, cheiros de coisas químicas podem agravar e muito não só a bronquite mas também outras doenças respiratórias.
Um dos tratamentos a serem realizados é a fisioterapia respiratória. A fisioterapia respiratória é cada vez mais utilizada no tratamento e prevenção de doenças relacionadas às vias aéreas. As técnicas adotadas incluem estímulo à expectoração, higiene, ampliação da capacidade respiratória e fortalecimento da musculatura torácica. Dessa forma, ela torna possível a redução das principais reações provocadas por enfermidades que afetam as vias respiratórias.

Os exercícios possibilitam a reaprendizagem do ato de respirar, a fim de utilizar maiores volumes, ampliando a capacidade pulmonar. Para tanto, o fisioterapeuta usa aparelhos específicos para retirar as secreções das vias respiratórias. Além disso, ele procura orientar sobre a realização de exercícios direcionados, com movimentos que favorecem os músculos do sistema respiratório.

A fisioterapia respiratória é uma excelente técnica utilizada para a prevenção de doenças em crianças e adultos. Em pediatria, ela facilita a saída da secreção, permitindo que a criança respire melhor e com menos esforço, diminuindo a tosse e o cansaço e favorecendo uma melhor qualidade do sono e alimentação.

Além disso, a fisioterapia promove a abertura das vias aéreas inferiores do pulmão que, muitas vezes, se fecham devido à inflamação dos brônquios. Nesse sentido, quando a técnica é realizada no início dos sintomas, elimina a necessidade de medicamentos orais ou injetáveis.

image.png

E-book completo Bronquite, sua causas, sintomas, como se cuidar para poder curar os sintomas, evitar danos permanentes e viver normalmente. Clique aqui e saiba mais!


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.