Saiba mais sobre a Laserpuntura





Laserterapia é a técnica mais recente dentro da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Hoje, muitos estudos estão sendo desenvolvidos, com evidências cientificas, utilizando o laser na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) em diversas doenças e com resultados promissores. A escolha da utilização do laser e não de agulhas geralmente são para alguns tipos de tratamentos em crianças, idosos e pacientes que apresentam Aicmofobia (pânico de agulhas). O tratamento é feito apenas com a luz emitida pelo aparelho de laser nos pontos de acupuntura (o laser atinge a mesma profundidade das agulhas na maioria das vezes).

A luz laser é  um tipo de radiação eletromagnética cuja energia pode ser transferida para uma célula humana. Essa transferência de energia luminosa para energia química possibilita a cicatrização, redução da inflamação e analgesia.

A caneta do laser é colocada sobre a pele, nos pontos previamente determinados pelo diagnóstico. O tempo de estimulação do ponto pode ser até 2 minutos. Cada sessão dura em média 45 minutos e  durante o tratamento o paciente fica mais relaxado, confortável e confiante, pois é totalmente indolor e proporciona ação anti-inflamatória e analgésica imediata.

A grande vantagem do laser em relação às agulhas é que pacientes muito agitados ou que tenham muito medo de agulhas, não precisam mais se preocupar.

No caso de crianças pequenas ou agitadas e bebês ou idosos que possuem as pele mais sensível, tratamento com Laserpuntura é super indicado.

Veja outras indicações de Tratamento com Laserpuntura:

–  Pós-Cirúrgico, acelera a cicatrização;
– Redução de Celulites;
– Situações onde não é indicado o uso de agulhas como feridas abertas e outras lesões;
–  Distúrbios do sono;
– Intestino;
– Ansiedade.

Muitos benefícios podem ser obtidos  com  Laserpuntura, em pacientes com doenças já existentes e claro que já diagnosticadas por médicos especialistas.

Alguns cuidados com a técnica como dose, energia, forma de irradiação, devem ser obedecidos e sempre usar o óculos de proteção, já que a luz laser pode lesionar a retina.

A laserpuntura é uma alternativa para a realização da acupuntura podendo ser utilizada quando essa técnica não é possível, em casos como de pacientes que apresentam distúrbios de coagulação, e em uso de anticoagulantes que não devem receber tratamento de acupuntura. É um método não invasivo, indolor, e de curta duração de aplicação..

No tratamento da dor, a laserpuntura induz efeitos fotobioquímicos, sem causar alterações significativas na estrutura do tecido, promove a síntese de prostaglandinas e transporte do ácido araquidônico em células endoteliais de músculos lisos o que aumenta a dilatação dos vasos sanguíneos e reduz a inflamação.

Antes de terminar esse post, preciso falar sobre um curso online de LASERPUNTURA. O curso é recomendado para quem deseja ampliar ou adquirir novos conhecimentos na aplicação da tecnologia LASER (contínuo) na Acupuntura dentro dos princípios da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Clique aqui e saiba mais.



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.