Benefícios do Alongamento para Idosos







O alongamento é uma atividade física que promove o bem-estar do idoso, pois aumenta a flexibilidade muscular e coordenação motora do indivíduo, permitindo que ele realize suas tarefas diárias com mais autonomia e disposição.

Durante as aulas de alongamento, são trabalhados postura e alguns grupos musculares específicos, como os da região lombar, pescoço, pernas e braços. E isso tudo através de exercícios suaves que geralmente são realizados em grupo e em ambiente com música de fundo. Ou seja, além de trabalhar a flexibilidade muscular, o idoso ainda tem uma ótima oportunidade de fazer uma faxina mental.

Além dessas vantagens, ainda podemos citar outras, também obtidas com as aulas de alongamento. Veja a seguir:

  • Restaura a amplitude dos movimentos;
  • Aumenta o equilíbrio;
  • Melhora a coordenação motora;
  • Diminui as dores e os desconfortos musculares;
  • Ativa a circulação sanguínea;
  • Ajuda na perda de peso, pois estimula o metabolismo do idoso;
  • Melhora as funções cognitivas;
  • Facilita o relaxamento muscular;
  • Serve como preparação para outros exercícios físicos, minimizando os risco de lesões musculares após as atividades;
  • Quando feita em grupo, as aulas de musculação contribuem para a interação social do mais velho com outras pessoas, sejam elas da mesma idade ou não.
Antes de começar a praticar os alongamentos para idosos, defina com critérios específicos o momento do dia que você irá realizar aos exercícios. É preciso ter disciplina para seguir a rotina e perceber os resultados. Se você não se doutrinar, esperando surgir "brechas" para incluir os alongamentos na rotina, é muito provável que acabe se esquecendo ou seja vencido pela preguiça.

Há quem prefira executar os movimentos na cama, de manhã, para despertar o corpo e prepará-lo para as tarefas do dia. Outras pessoas optam por alongar-se à noite, como medida para desacelerar o organismo e possibilitar um sono mais consistente. Não hesite em testar e experimentar: apenas assim você descobrirá qual o processo mais adequado para o seu perfil.

No Mundo e principalmente no Brasil a taxa de crescimento de pessoas com idade acima dos 60 anos vem aumentando e, cada vez mais , este público necessita de profissionais ou acompanhantes que mostre a eles, exercícios práticos para uma vida mais saudável.  O E-book Exercícios de Alongamento para Idosos serve como Guia de Técnicas Simples de Alongamento para manter a Flexibilidade e a Estabilidade dos Idosos. Saiba mais clicando aqui!


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.