Aplicação prática da Cinesiologia







Olá, eu sou a Dani e esse texto fala sobre Aplicação prática da Cinesiologia. Antes de começar a lê-lo, siga o blog nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter. Você também pode entrar nos grupos de Whatsapp ou no grupo do Telegram . Agora, vamos à leitura!






Cinesiologia é a ciência que analisa os movimentos humanos e durante a aula prática, os estudantes realizaram testes de função muscular, aprendendo sobre origem, inserção e ação dos músculos, o que é imprescindível para a formação do fisioterapeuta.

Pela cinesiologia e, com auxílio de suas áreas de conhecimento correlatas, há grandes possibilidades de estabelecer relações de causas e efeitos do movimento, onde para se poder trabalhar com a investigação de tal movimento, se torna necessário (devido à sua estrutural complexidade) a aplicação de mensurações advindas de diversas áreas de conhecimento (matemática, física, fisiologia, educação física, fisioterapia, etc) e quanto a este fato e aos procedimentos que poderão ser tomados como "Complexa investigação do Movimento", passando a estabelecer relações de pesquisa com as seguintes áreas que caracterizam o estudo do movimento humano:

a) Esporte de alto nível de rendimento: sistematização e otimização do rendimento esportivo, diagnose da técnica de movimento e condição física, redução de sobrecargas excessivas ao aparelho locomotor, regime de treinamento ótimo e relação estímulo-resposta;

b) Esporte escolar e atividades de recreação: estudo da eficiência de processos de aprendizagem, adequação de sistemas e equipamentos com "feedback" pedagógico;

c) Prevenção e reabilitação orientados à saúde: desenvolvimento de métodos, procedimentos e técnicas aplicados à terapia, descrição de padrões "patológicos" e dependências clinicas, adequação e desenvolvimento de equipamentos;

d) Atividades do cotidiano e do trabalho: estudo da postura e da locomoção humana, classificação e sistematização de grupos de  movimentos em dependência de estações de trabalho, interface homem, máquina e meio ambiente, eficiência, saúde e segurança nas tarefas da vida diária e do trabalho.

É através do movimento que se discutem importantes fontes de esclarecimento do conceito de Saúde, e, desta maneira, se pode interpretar algumas características deste movimento à partir da organização dos formatos para a análise deste movimento.

Assim, o movimento humano pode ser conceituado à partir de um sistema de comportamento físico marcado por normas, regras e convenções culturais, cujo sistema assenta suas condições em respostas anátomo-fisiológicas e biomecânicas do corpo. Em contraposição a um corpo rígido, como definido na física do estado sólido, a estrutura biológica do corpo humano permite a produção de forças internas através da contração muscular, que transforma o corpo num sistema autônomo e independente, entendido inicialmente à partir de extremas simplificações pelo modelo das relações tipo causa-efeito.

Deve-se considerar também que a estrutura funcional do sistema biológico humano passou por um processo organizacional evolutivo de otimização, que se diferencia sensivelmente do caminho de aperfeiçoamento técnico do movimento.

Para finalizar, se você saber mais sobre esse assunto, tem o Curso de Cinesiologia  oferece ao profissional de Educação Física e Fisioterapia conhecimentos sobre a origem da cinesiologia, Planos e eixos, articulações, músculos, análise cinesiológica e muito mais. Clique aqui e saiba mais!



Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.