Dry Needling ou agulhamento à seco no tratamento do Ombro






Um dos agentes causadores de dor no ombro e limitações funcionais pode ser a existência de pontos-gatilho miofasciais (PGMs). Apesar da extensa literatura sobre o papel dos pontos-gatilho, os critérios diagnósticos apropriados e, de fato, sua própria existência permanecem controversos. Como não há teste para confirmar objetivamente sua existência, seu diagnóstico é exclusivamente clínico.

Embora haja falta de conhecimento sobre os mecanismos específicos envolvidos no fenômeno clínico dos pontos-gatilho, um ponto-gatilho é considerado um ponto de hipersensibilidade em bandas tensas do músculo esquelético que é doloroso na estimulação e que provoca a referida dor.

Existem diversos tratamentos fisioterapêuticos disponíveis para o tratamento da dor no ombro. O dry needling em ponto-gatilho tornou-se reconhecido como uma intervenção direcionada ao tratamento de PGMs. O objetivo da intervenção com dry needling (inserção repetida da agulha) é desativar (remover a fonte periférica de entrada nociceptiva persistente) o ponto de disparo via interrupção mecânica como uma região que acumula múltiplos nociceptores sensibilizados, após causar inicialmente uma resposta de contração local.

A inserção de uma agulha na pele e na camada celular subcutânea leva a respostas provocadas pela própria inserção da agulha, que ativa as respostas de controle da dor ao nível do corno posterior da medula espinhal (também obtido por agulhamento superficial, outro método descrito para o tratamento de dor miofascial).

Assumindo que uma resposta de contração local é obtida, o efeito mecânico como terapia é alcançado através da remodelação do tecido conjuntivo, plasticidade e diminuição de mediadores inflamatórios no PGM para interromper seus mecanismos patogênicos.

O dry needling, que também é conhecido por "agulhamento à seco", é uma técnica minimamente invasiva que utiliza agulha de acupuntura, a qual penetra na pele e estimula o ponto gatilho, que reduz a dor. A técnica é utilizada em tratamentos musculoesqueléticas, regeneração e recuperação de tecidos lesados.

Tenho duas indicações de cursos sobre Dry Needling para te passar:

Aprenda Dry Needling: O aluno aprenderá localizar todos os pontos gatilhos dos principais músculos do corpo humano e como colocar uma agulha para atingir a profundidade correta, dessa forma causando alterações fisiológicas no local gerando alívio das dores musculares. O aluno será capaz de agulhar articulações e tecidos alterados patologicamente para melhor a função deste tecido. Clique aqui e saiba mais

Dry Needling - Agulhamento a Seco:  No curso de Dry needling você aprenderá a realizar uma avaliação de dor referida miofascial a fim de obter de forma precisa a localização dos pontos gatilhos para o fechamento de um diagnóstico preciso, proporcionando um critério eficiente no programa de controle da dor referida do seu cliente. Aprenderá também fazer toda metodologia do agulhamento miofascial com raciocínio clínico que levará seu paciente a resultados instantâneos e eficientes.  Clique aqui e saiba mais

Se você se interessa por outras terapias alternativas/manuais, separei uma lista de cursos online de Terapias com bom conteúdo. Clique aqui!



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.