Paramêtros para realização da técnica de Maitland







O Conceito Maitland é uma técnica de manipulação e mobilização articular, que pode ser realizada em qualquer articulação respeitando as direções, as amplitudes do movimento a orientação das superfícies articulares e a individualidade anatômica de cada indivíduo, aplicando de forma eficiente o grau de mobilização apropriado ao estágio da disfunção evoluindo as mobilizações passivas acessórias (artrocinemática) e fisiológicas, para movimentos ativos, com qualidade, sendo que o grande diferencial do conceito Maitland é o Raciocínio Clínico.

A Técnica de Maitland preconiza aplicação de movimentos passivos,acessórios e oscilatórios para tratar a dor e rigidez de natureza mecânica, visando restaurar movimentos de rotação e deslizamento entre as superfícies articulares.

A classificação utilizada é de acordo com sua amplitude:

Grau I: mobilização de pequena amplitude que não chega à barreira restritiva;
Grau II: mobilização de grande amplitude que não chega à barreira restritiva;
Grau III: mobilização de grande amplitude que chega a barreira restritiva;
Grau IV: mobilização de pequena amplitude que chega a barreira restritiva; Grau V: mobilização de pequena amplitude feita em alta velocidade após a barreira restritiva, conhecida como manipulação, são aplicadas em eixo ântero-posterior ou transversal independente do ângulo da articulação. Articulações periféricas são tratadas em eixo ântero-posterior, transversal ou longitudinal.

Independente da habilidade do Fisioterapeuta, as peças articulares só podem ser mobilizadas ou manipuladas, somando as informações colhidas no exame subjetivo e objetivo para que seja tomada a decisão do procedimento terapêutico. Essa mobilização é um procedimento variando de baixa ou alta velocidade, com pequena ou grande amplitude podendo ser normalmente no final da amplitude de movimento.

O local de aplicação da manipulação é escolhido levando em consideração a apresentação clínica do paciente, bem como as preferências de tratamento do terapeuta, utilizando sempre o raciocínio clínico para identificar qual (ais) tecidos estão comprometidos, e a partir dessa decisão, a aplicação da técnica, grau,carga: local, duração e amplitude são escolhidas.

A Terapia Manual é o método mais eficaz e completo para uma reabilitação físico-funcional. Ela age nas causas e consequências das patologias e por isso seu resultado é rápido e eficiente.

O conceito Maitland não é a única Terapia Manual que tem um ótimo resultado em diversas queixas que pacientes apresentam na prática clínica. Se você é profissional e quer conhecer outras técnicas, clique nesse link!

Até a próxima!



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.