Campo de atuação da Fisioterapia DermatoFuncional







A Fisioterapia Dermatofuncional está ligada ao estudo de técnicas para lidar com a prevenção e a recuperação de danos no chamado sistema tegumentar, ou seja, a pele.

Estamos falando de uma disciplina que engloba, principalmente, a estética — não à toa, o segmento já foi denominado Fisioterapia Estética. Diante desta necessidade de adaptar-se à nova realidade de mercado de trabalho e da necessidade de regulamentação mais ampla optou-se pela alteração do termo que fundamenta a profissão para "Fisioterapia Dermatofuncional". E finalmente a resolução do COFFITO n˚ 362, de 20 de maio de 2009, foi reconhecida como especialidade do profissional Fisioterapia Dermatofuncional como especialidade da Fisioterapia. Entende-se, portanto, por Fisioterapia Dermatofuncional a área da fisioterapia que atua na prevenção e recuperação físico-funcional destes distúrbios endócrinos metabólicos, dermatológicos e músculo esqueléticos que afetam direta ou indiretamente a pele.

Ela está entre as áreas da Fisioterapia por um motivo: é essa a área do saber que estuda as disfunções cinéticas, isto é, do movimento. Além do mais, a Fisioterapia relaciona-se ao tratamento de problemas funcionais em órgãos e sistemas — e é exatamente isso que a pele é: um órgão e, ao mesmo tempo, um sistema.

Então, a Fisioterapia Dermatofuncional envolve soluções para todo tipo de prevenção e solução estética: gordura localizada, obesidade, flacidez da pele, cicatrizes, estrias, fibroedemas e outros.

Geralmente, um curso de especialização na área são disponibilizadas disciplinas teóricas e práticas que possibilitam a realização de um diagnóstico adequado e o desenvolvimento dos procedimentos destinados a reparação tecidual, promoção a saúde da pele, prevenção e tratamento da saúde física e funcional de pacientes oncológicos, pré e pós-operatório de cirurgias plásticas e reparadoras, reabilitação de pacientes queimados, pré e pós-procedimentos dermatológicos e estética facial e corporal.

O fisioterapeuta dermatofuncional é um profissional da saúde, e seus estudos garantem tudo que essa especialidade demanda. Assim, ele pode recomendar, por exemplo, tratamentos de pele que sejam integrados a outras áreas da Medicina, utilizando o conhecimento científico a favor da aplicação segura das suas terapias.

O profissional dermatofuncional trabalha também em conjunto em forma de equipe multi e transdisciplinar com outros profissionais da saúde, educares físicos, nutricionistas, psicólogos, esteticistas, cosmetólogos, biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, e médicos, de acordo com a necessidade do seu paciente.

Tais medidas permitem a melhora e a manutenção da aparência e contribuem para a prevenção e/ou tratamento de patologias, como o câncer de pele, obesidade, diabetes, hipertensão arterial sistêmica, insuficiência vascular, entre tantas outras.

A atenção terapêutica, a sensação de relaxamento gerado pelas terapias manuais e a melhora da aparência física, conjuntamente com uma melhora no estado de saúde, conduzem ao aumento da autoestima e da funcionalidade, desencadeando benefícios no bem-estar social, familiar, conduzindo a melhora na qualidade de vida. A fisioterapia dermatofuncional também possibilita o complemento à abordagem de outras áreas da fisioterapia, como por exemplo; a garantia de uma adequada cicatrização nos planos pós-operatórios, ulceras vasculares e de pressão, feridas arteriais, prevenção e/ou tratamento de linfedemas primários ou secundários.

Para fisioterapeutas, é uma área em ascensão, e franco crescimento, pois a busca pela beleza e a juventude tem tomado espaço cada vez mais evidenciado no mercado de trabalho e em diferentes classes sociais, idades e gêneros. Portanto cabe somente ao profissional fisioterapeuta, por meio da realização de um bom trabalho, formações superiores de qualidade, bons professores, respaldados em estudos científicos, tornarem-se cada vez mais respeitados pela seriedade do seu atendimento possibilitando a expansão deste campo.


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.