Objetivos dos Testes Funcionais na Fisioterapia Esportiva







O planejamento e a realização da avaliação pré-temporada deve ser prioridade no calendário das equipes, já que as lesões do aparelho musculoesquelético podem resultar no aumento dos custos financeiros e na interrupção precoce na carreira de talentos esportivos.

A Avaliação Funcional busca identificar fatores de risco para lesões musculoesqueléticas no praticante de atividade física em qualquer nível de desempenho, bem como identificar as principais causas das lesões já instauradas e compensadas do ponto de vista biomecânico.

Acesse o blog da Fisioterapia

Através de recursos cada vez mais baratos, portáteis e replicáveis, a Fisioterapia Esportiva vem mostrando o quanto é positivo a abordagem funcional para: acompanhar processos de admissão e alta fisioterapêutica; promover estratégias de minimização dos riscos de lesões musculoesqueléticas o que poderia tirar o atleta dos seus treinos e competições; e promover maiores conhecimentos científicos acerca das interdependências entre os segmentos corporais.

Para a Avaliação Funcional, o fisioterapeuta pode lançar mão de recursos sofisticados como plataformas de força, eletromiografia, sensores inerciais, sistemas de câmeras para filmagem do gestual. Mas, por meio de recursos simples como um "smartphone", o fisioterapeuta também consegue mensurar informações importantes como ângulos, deslocamentos dos segmentos, centro de gravidade, velocidade, salto, força muscular e outras valências.

Características que aumentam o risco de lesão:

•ADM reduzida
•Assimetria anatômica
•Estabilidade insuficiente do CORE
•Reduzido controle neuromuscular

O objetivo da Avaliação Funcional é ter critérios seguros para intervenção direta com o atleta, independente do nível de desempenho do mesmo. Os diversos testes funcionais conseguem ter relação de interdependência entre os diversos segmentos corporais e assim, através da rede de determinantes, propor intervenções mais seguras seja no aspecto preventivo ou curativo. A relação entre a capacidade dos sistemas corporais e a demanda imposta pelas cargas interna e externamente determinam a abordagem no atleta.

Você conhece os principais testes funcionais utilizados no esporte? Hop Tests, Lateral Step Down, Y Balance Test...? O ebook [Fisioterapia Esportiva] E-Book Testes Funcionais no Esporte  é baseado em evidências científicas, que vai te ajudar a avaliar seu atleta em qualquer situação: lesão, retorno ao esporte, avaliação pré-temporada ou programas preventivos. Clique aqui e saiba mais!



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.