Fisioterapia Pélvica em Homens






Feita com o objetivo de reabilitar o assoalho pélvico, a fisioterapia pélvica é um conjunto de exercícios indispensáveis para quem tem disfunções na área pélvica, como incontinências urinárias, entre outros.

É uma especialidade que atua diretamente na reabilitação das diversas disfunções do assoalho pélvico (o assoalho pélvico é um conjunto de músculos que sustentam a bexiga, útero, intestino entre outros).

A busca pelo auxílio da fisioterapia pélvica em homens ocorre quando apresenta incontinência urinária ou fecal, disfunção erétil e ejaculação precoce (dentre outros desequilíbrios que a ejaculação possa sofrer).

Essas disfunções são mais recorrentes em homens que passaram por cirurgia de retirada de próstata total ou parcial, fumantes, obesos, portadores de hérnia lombar, homens que apresentam hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus e/ou doenças cardio vasculares", explica o fisioterapeuta.

Essas disfunções não são apenas distúrbios emocionais, mas sim fenômenos neurológicos complexos, que envolvem nervos, fáscias, músculos, entre outros, e a fisioterapia tem um papel indispensável no tratamento desse paciente.

Confira a seguir as principais técnicas que um fisioterapeuta pélvico pode utilizar.

Educação

O primeiro passo para realizar a fisioterapia pélvica é saber do que se trata e estar informado em todas as ocasiões. Além disso, os pacientes precisam saber mais sobre sua anatomia e entender o que funciona melhor para seu corpo.

Também é de grande importância mudar alguns hábitos, e saber o porquê dessa mudança. A educação e o conhecimento sobre o assunto podem fazer muita diferença!

Exercícios do assoalho pélvico

A fisioterapia pélvica ensina principalmente a contrair e relaxar a região do assoalho pélvico em relação a outros músculos. Mas outros exercícios são abordados e complementados, como o exercício de respiração, que influencia diretamente nos outros exercícios, os deixando mais eficazes.

Outras atividades trabalhadas alonga músculos tensos e fortalecem outros, ainda assim, há o aumento da flexibilidade.

Terapia manual

A terapia manual são técnicas utilizadas para prevenir e tratar as mais variadas disfunções. Seu objetivo é normalizar e equilibrar alterações musculares. Se agrupam como massagens e alongamentos que influenciam na postura, circulação e mobilidade.

Biofeedback do assoalho pélvico

É um exame específico para ver como estão os músculos do assoalho pélvico do paciente. Observar se estão funcionando de maneira correta. O exame é feito a partir de uma sonda, e as imagens aparecem na tela do computador, o fisioterapeuta e o doutor será o responsável para traduzir o diagnóstico.

Estimulação elétrica

A estimulação elétrica é feita a partir de uma corrente elétrica de baixa tensão. Usada com o objetivo de estruturar e melhorar contrações musculares.

A fisioterapia pélvica na saúde do homem tem como objetivo manter a funcionalidade dos músculos do assoalho pélvico, utilizando de recursos eletrotermoterapêuticos e orientações adequadas e individualizadas, baseadas numa visão integral do homem e sua sexualidade.




Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.