Pilates melhora dor em Idosos, dentre outros benefícios







A dor em idosos está normalmente associada a desordens crônicas, sendo influenciada pelos altos níveis de inabilidade funcional e maior fragilidade corporal, acarretando perda da autonomia funcional .

Sob esse aspecto, a prática de atividade física regular, com exercí cios tradicionais, durante a senescência tem sido amplamente descrita como um importante fator analgésico , além de atuar no aumento ou na manutenção da flexibilidade e na melhora da qualidade de vida. Sendo assim, é importante a inserção de programas de exercícios físicos direcionados à população idosa. Esses programas devem objetivar a melhora tanto dos aspectos físicos quanto dos cognitivos e sociais, uma vez que para o idoso é fundamental o desenvolvimento de atividades que trabalhem o corpo de forma global.

O método Pilates é uma modalidade de exercício físico que incorpora esse aspecto9 e que propõe desenvolver a força e flexibilidade dos músculos do abdome, pelve e quadril  devido ao bom funcionamento do centro de força.

O centro de força é definido como o núcleo do corpo e é formado pelos mús culos abdominais anteriores e posteriores, flexo res e extensores de quadril e assoalho pélvico, evitando deformações da coluna vertebral e ge rando uma base estável para os movimentos

Com base em evidências científicas, são muitos os ganhos que a prática do método Pilates pode trazer para pessoas com mais de 50 anos, dentre elas:

  • Melhora no equilíbrio estático e dinâmico;
  • Melhora no bem estar e na qualidade de vida.
  • Diminuição nas dores lombar;
  • Aumento da autoconfiança para se locomover;
  • Diminuição do risco de quedas;
  • Melhora na força e na flexibilidade;
  • Aumento da densidade mineral óssea, atenuando a perda ocasionada pela osteoporose;
  • Crescimento da taxa de Imunoglobulina, o que representa melhora no sistema imunológico.
  • Mais qualidade no sono e consequente melhora do sistema emocional.

O Pilates é capaz de aprimorar a capacidade de execução das ati vidades de vida diária, marcha, flexibilidade , estabilidade postural e equilíbrio dinâmico.

O método Pilates é constituído de exercícios que envolvem contrações isotônicas e isométricas, que são compostas pelo fortalecimento dos músculos abdominais, paravertebrais lombares e glúteos.

Os exercícios podem ser realizados com ou sem a ajuda de aparelhos e deve empregar sempre a respiração concentrada durante sua execução.

Dominar a avaliação no Pilates vai trazer uma maior eficiência no planejamento do trabalho do profissional. Além disso, domine a Avaliação Postural, escolhendo qual o melhor protocolo para sua realidade. Clique aqui para informações





Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.