Retorno ao esporte após lesão nos isquiotibiais







O trabalho isométrico, aliado ao trabalho com movimento aparente pode fazer com que o atleta fique mais resistente a lesões, ou tenha uma certa potência muscular em um determinado ângulo do movimento. Mas não dá pra quantificar o quanto esses exercícios isométricos específicos ajudam os jogadores na hora do drible, por exemplo. A musculação é um conjunto de coisas, é pouco provável achar alguém que treine apenas isometria, a maioria das pessoas que fazem esses exercícios (desportistas ou não) os aliam aos exercícios de força com movimento. E esse conjunto, pode trazer muitos benefícios

O processo de retorno ao esporte pode ser dividido em várias fases ou estágios, mas com uma sobreposição de exercícios entre as fases. A progressão gradual do carregamento facilitará a cicatrização efetiva do tecido enquanto restaura a capacidade funcional.

O foco durante a fase aguda do manejo é limitar a extensão da lesão inicial e fornecer uma base sólida sobre a qual construir o processo de reabilitação. A redução da dor e a inibição são os principais objetivos durante esta fase. A aplicação dos princípios do PRICE (proteção, repouso, gelo, compressão e elevação do membro) deve ser iniciado o mais rapidamente possível após a lesão, onde as intervenções chave incluem a compressão e o gelo. Isto pode ser conseguido através do uso de bandagens compressivas e quando a lesão for no terço inferior da coxa, recomenda-se incluir a articulação do joelho nessa compressão. Modalidades combinando resfriamento e compressão ou uso de compressão segmentar graduada podem facilitar ainda mais a redução da dor e do inchaço na área afetada. Os atletas podem andar se possível, embora possa ser necessário usar muletas após lesões graves.

As intervenções direcionadas neste estágio inicial após a lesão (por exemplo, o dia seguinte à lesão muscular) que ajudam a reduzir a dor e melhorar a qualidade do movimento incluem métodos baseados em "fisioterapia", como terapia manual e mobilização passiva da área afetada. As modalidades passivas não devem ser vistas como intervenções autônomas, mas sim como auxiliares para aumentar o efeito mecanotransdutor do carregamento tecidual de alta qualidade. Intervenções passivas são usadas principalmente para reduzir a dor e melhorar o movimento, para que as estratégias ativas tenham como alvo mais eficaz o tecido lesionado.

Durante a fase subaguda, a mobilização ativa facilitará a capacidade de movimento e melhorará a cicatrização tecidual. Exemplos de intervenções durante essa fase incluem mobilidade dinâmica, e recomenda-se iniciar um alongamento ativo e suave em zona livre de dor. Além disso, para manter a função muscular do membro inferior, o atleta também deve focar em exercícios para quadril, glúteo e panturrilha. Também é aconselhável que o fortalecimento dos membros superiores e tronco, além do condicionamento aeróbico sejam mantidos; isto pode ser conseguido através do uso de aparelhos elípticos, ciclos estacionários, jogging aquático e esteira AlterG (redução da gravidade), antes que a caminhada progressiva em uma esteira seja iniciada quando tolerada.

Exercícios que fornecem uma carga adequada durante a fase inicial da cicatrização são recomendados. Exercícios funcionais destinados a melhorar os padrões de movimento também são utilizados. Tipicamente, movimentos ativos no arco de movimento inicial a médio dos movimento de flexão do joelho e do quadril poderiam ser realizados sem resistência (como, por exemplo, flexão do joelho sentado). A ativação muscular concentrada pode ser útil nos estágios iniciais, já que o uso de resistência manual pode ajudar a garantir que o estímulo mecânico seja fornecido à área afetada, enquanto a intensidade pode ser modulada de acordo com os sintomas para garantir que as estruturas vulneráveis não sejam sobrecarregadas. Exercícios específicos dos isquiotibiais, como pontes supinas com duas pernas ou uma perna, se tolerados (Figura 1 A e B), e exercícios mais funcionais, como agachamento unilateral com atenção à postura pélvica e da perna, também podem ser realizados.

Durante esta fase, sugere-se que os exercícios sejam realizados "com pequena amplitude e muitas vezes" e que os movimentos sejam realizados no sentido de alongamentos e contrações o mais rápido possível. Movimentos durante a fase inicial de fortalecimento devem ser realizados de forma lenta e controlada. Recomenda-se que 2-3 séries de 4-6 repetições de contrações submáximas (60-70% da contração voluntária máxima) sejam realizadas duas vezes ao dia. À medida que a reabilitação progride, a intensidade da contração deve ser aumentada e a frequência reduzida para se alinhar aos parâmetros convencionais de treinamento de força.

Uma vez capaz de recrutar efetivamente o músculo, é importante combinar a ativação baseada em treinamento mais convencional de academia. Nesta fase, o objetivo principal é recuperar a função muscular completa, o que significa recuperar o controle voluntário completo sobre o músculo lesionado durante toda a amplitude de movimento. Isso é obtido por meio de exercícios de fortalecimento dos isquiotibiais sem dor (com progressão controlada para comprimentos mais longos dos isquiotibiais), controle adequado do tronco e da pelve e com velocidade de movimento progressiva e aumento da carga nos isquiotibiais.

Deve haver aumento controlado da carga dos exercícios específicos para garantir o aumento contínuo da capacidade do tecido e monitorados para garantir que os exercícios sejam executados adequadamente e que a adaptação seja realizada conforme necessário.

Exercícios específicos de fortalecimento dos isquiotibiais, que são cada vez mais desafiadores, juntamente com uma progressão gradual da corrida, são introduzidos nessa fase. Tipicamente, isto inclui a progressão para exercícios com carga mais elevada e/ou unilaterais, e exercícios excêntricos. Uma variedade de exercícios pode ser incluída, e a seleção de exercícios pode ser influenciada por preferências e considerações individuais, como, por exemplo, a localização da lesão. Vários estudos utilizando EMG de superfície e / ou fMRI sugerem que os padrões de ativação dos músculos isquiotibiais são heterogêneos e divergem entre os diferentes exercícios.

O condicionamento flexor excêntrico do joelho, através dos "exercícios nórdicos" reduz o risco de lesão muscular isquiotibial quando a adesão é adequada, e os benefícios desse tipo de treinamento provavelmente são mediados pelo aumento do comprimento do fascículo do bíceps femoral além das melhorias na força flexora excêntrica do joelho. A seleção de exercícios com um benefício comprovado nessas variáveis deve, portanto, ser incluída em qualquer protocolo de prevenção eficaz de lesão e re-lesão. Além disso, o exercício nórdico dos isquiotibiais parece melhorar o desempenho do sprint e a força e capacidade excêntricas dos músculos isquiotibiais.

Níveis relativamente mais altos de atividade da cabeça longa do bíceps e do músculo semimembranoso foram observados durante os movimentos orientados à extensão do quadril, enquanto a ativação da cabeça curta do bíceps e o semitendíneo foram relatados durante movimentos orientados para a flexão do joelho. De preferência, tanto no quadril quanto no joelho, devem ser incluídos exercícios no programa de retorno ao esporte. Exemplos de exercícios diferentes de ponte e outros exercícios de fortalecimento dos isquiotibiais são mostrados nas figuras 6 a 8.

Além disso, o atleta deve continuar com exercícios de alongamento ativo (e mobilidade dinâmica ativa) e também incluir exercícios de coordenação e propriocepção.

A restauração do treinamento normal com base na academia é importante. Os atletas rotineiramente completam uma série de exercícios de fortalecimento dos membros inferiores que combinam ações musculares excêntricas, concêntricas e isométricas. Uma vez que há um recrutamento livre de dor dos isquiotibiais através da amplitude, é importante normalizar o treinamento da academia o mais rápido possível, enquanto mantém um estímulo excêntrico adicional para facilitar adaptações na arquitetura muscular e prevenir recorrência.

Exercícios que fornecem a força necessária e estímulo arquitetônico devem ser incluídos e mantidos além do retorno ao esporte. Estes podem incluir isquiotibiais gerais, quadríceps e exercícios de glúteo, como agachamentos, deadlifts e impulsos de quadril.

Até a próxima!




Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.